segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

JORNADA NACIONAL FRANCISCANA PELOS DIREITOS HUMANOS JÁ É NOTÍCIA!!!

A Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos foi pensado pela Juventude Franciscana, mas hoje toma corpo em toda a Igreja. 


A Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos chega na sua quarta realização. Neste ano, a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 e da caminhada dos últimos anos da Subsecretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, será trabalhado o tema: Mineração e Direitos; Lema: Missão, Fraternidade e Vida.



Não parece, mas o Brasil se transformou no maior país extrativista da América do Sul e um dos maiores do mundo. O “extrativismo” é a apropriação de enormes volumes de recursos naturais, por formas intensivas e que, em sua maior parte, são exportados como matérias primas aos mercados globais. A questão da mineração, do extrativismo atinge os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais, agricultores, e é a base que permite o consumismo predatório e a concentração dos bens comuns da natureza. Hoje, é o símbolo mais forte de luta que se está travando, por um mundo mais justo e fraterno.

Assim, convidamos toda a Família Franciscana, as organizações parceiras e a sociedade civil, a juntarem-se a nós para que, nesta IV Jornada, possamos aprofundar nossas ações, comungando com a agenda da sociedade brasileira, movimentos sociais, pastorais e CNBB, na luta contra as injustiças deste modelo depredador de desenvolvimento.
O que achou?

0 comentários: