JUFRA SUDESTE I (MINAS GERAIS) REALIZA ENCONTRO REGIONAL


Nos dias 08,09 e 10 de novembro de 2013, ocorreu o encontro Regional da Jufra Sudeste I, na cidade de Uberlândia. Estiveram presentes irmãos (as) das fraternidades: Carmo Paranaíba, Patos de Minas, Lagoa Formosa, Betim, São João Del Rei, Divinópolis, Itambacuri e de Uberlândia. O tema do encontro foi:Jufra, tua missão é servir e oLema: "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes”. (Papa Francisco).

Durante todo o encontro foi trabalhado o serviço dentro da própria Jufra e também na sociedade, uma vez que ano que vem teremos nosso CORJUFRA. Ao longo do final de semana, tivemos rodas vivas para debater o tema e o lema do encontro e ratificar a importância do “servir”.



Também tivemos vários debates para que cada fraternidade tivesse a oportunidade de conhecer a realidade de como anda o serviço de DHJUPIC (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação) nas demais fraternidades de Minas. Nesse mesmo contexto de DHJUPIC, tivemos uma visita no ao Acampamento dos Sem Teto, onde pudemos conhecer melhor e de perto a realidade de mais de 2.200 famílias que estão acampadas em um grande terreno desocupado da cidade de Uberlândia. Lá também tivemos a oportunidade de conhecer a história de luta e vida de um dos representantes do movimento da ocupação. Mais tarde tivemos momento de convívio com as Clarissas do convento Monte Alverne, onde também rezamos o Lucernário e conversamos sobre a vida da 2ª Ordem. A noite foi marcada pela apresentação cultural preparada pelos irmãos da fraternidade Dom Helder Câmara. Esses três dias de convivência fraterna, debate, reflexão e oração foram momentos únicos vividos por todos que estavam presentes. 

O encontro terminou com um grande desafio pela frente, o desafio da reflexão do que eu posso fazer mais pela minha fraternidade? Será que o que eu faço já é o suficiente? E o que minha fraternidade tem como proposta de trabalho contínuo em relação a subsecretaria de DHJUPIC ?Uma vez que reafirmamos nosso compromisso na carta de Guaratinguetá de sermos presença desafiadora na sociedade, inserindo-nos no meiopopular e assumindo-o , devemos então assim fazer, ajudando nossos irmãos na luta contra essa sociedade que só pensa no lucro financeiro e esquece que o “ lucro “ maior é a vida.
                                                                                                             
                                                                                                              “Caminhar é ir em busca de metas. Significa mover-se para ajudar muitos outros a moverem-se,
no sentido de tudo fazer para criar um mundo mais justo e humano.”
Dom Helder Camara


Celso Junior Silva
Subsecretário Regional de Comunicação
Subsecretário Local de DHJUPIC
Fraternidade Dom Helder Câmara – Uberlândia (MG)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL