Imploremos a intercessão dos mártires para não sermos cristãos medíocres, exorta o Papa

Em um videomensagem enviado a Espanha com ocasião da beatificação de 522 mártires em Tarragona, neste domingo 13 de outubro, o Papa Francisco exortou a pedir sua intercessão para não sermos cristãos medíocres.

"Imploremos a intercessão dos mártires para ser cristãos concretos, cristãos com obras e não de palavras; para não ser cristãos medíocres, cristãos envernizados de cristianismo, mas sem substância, eles não eram envernizados, eram cristãos até o fim, peçamo-lhes sua ajuda para manter firme a fé, mesmo que haja dificuldades, e sejamos assim fermento de esperança e artífices de fraternidade e solidariedade".

O Santo Padre assinalou que se une "de coração a todos os participantes da celebração, que acontece em Tarragona, na qual um grande número de Pastores, pessoas consagradas e fiéis leigos são proclamados Beatos mártires".

"Quem são os mártires? São cristãos ganhos para Cristo, discípulos que aprenderam bem o sentido daquele "amar ao extremo" que levou Jesus à Cruz".

O Papa assegurou que "não existe o amor para entregas, o amor em proporções. O amor total: e quando se ama, ama-se até o extremo".

"Na Cruz, Jesus sentiu o peso da morte, o peso do pecado, porém confiou inteiramente no Pai, e perdoou. Apenas pronunciou palavras, mas entregou a vida".

"Cristo nos ‘antecede’ no amor; os mártires imitaram-No no amor até o fim".

"Dizem os Santos Padres: Imitemos os mártires! Sempre é preciso morrer um pouco para sairmos de nós mesmos, do nosso egoísmo, do nosso bem-estar, da nossa preguiça, das nossas tristezas, e abrir-nos a Deus, aos demais, especialmente aos que mais necessitam".

Ao concluir, pediu àqueles que participaram na beatificação dos mártires de Tarragona "que rezem por mim".

"Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa cuide de vocês", concluiu.

Fonte: Vaticano

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL