REALIZADO ENCONTRO DE ÁREA NORDESTE A OFS/JUFRA


Nos dias 23 e 24 de agosto, aconteceu em Juazeiro do Norte/CE, o Encontro da Área NE A, OFS e JUFRA que reuniu membros dos Conselhos Regionais da OFS, Secretários (as) Fraternos (as) Regionais da JUFRA, Animadores (as) Fraternos (as), Assistentes Espirituais Regionais dos Estados do Maranhão (NE A1) e Ceará/Piauí (NE A2), além de membros do Conselho Nacional da OFS e do Secretariado Nacional da JUFRA. Teve seu início na sexta-feira (23) com acolhida dos irmãos e irmãs participantes, seguida da celebração de abertura presidida pelo Frei Otacílio Félix (Frei Théo), OFMcap. Já iniciando os trabalhos, a Ministra Regional da OFS Ceará/Piauí, irmã Nely Guanabara deu as boas vindas a todos os irmãos e irmãs presentes. A irmã Zilmar Uchôa (Conselheira Nacional para a Área NE A – OFS), deu continuidade com a leitura e aprovação da ata, seguida das palavras de Frei Almir Guimarães, OFM (Assistente Espiritual Nacional da OFS), e do irmão Sandolini Braga (Subsecretário Nacional para a Área NE A – JUFRA).

No sábado (24), o encontro iniciou com a reflexão do tema: FAMÍLIA, JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO, conduzida pelo Frei Almir Guimarães, OFM que durante toda manhã questionou acerca da mudança de postura que nós franciscanos e franciscanas seculares e jufristas precisamos ter diante destes três eixos a serem trabalhados em nossas fraternidades locais como forma de mostrar as famílias e a juventude o nosso carisma franciscano.


Na parte da tarde, foram apresentados os relatórios dos Regionais da OFS e da JUFRA relatando as atividades desenvolvidas desde o último encontro da área realizado em dezembro de 2011 em São Luís/MA. Em seguida, o irmão Sandolini Braga apresentou os vídeos que mostravam os melhores momentos do Encontro Mundial da JUFRA e da Jornada Mundial da Juventude, além dos Franciscanos na JMJ. Aproveitou também para agradecer ao Conselho Nacional da OFS e a todas as fraternidades de OFS e JUFRA pelas orações e demais ajudas dadas para que este momento fosse marcante em nossas vidas. 

Após o jantar, participamos da celebração na Paróquia São Francisco das Chagas presidida pelo Frei João Franco, OFMcap (Assistente Espiritual Regional da OFS e JUFRA do Maranhão) concelebrada com Frei Almir Guimarães e Frei Garcia (Assistente Espiritual Regional da OFS e JUFRA do Ceará/Piauí). 

Finalizando nossos trabalhos, nos reunimos para definir as prioridades da Área que foram: FAMÍLIA – fazer um levantamento estatístico de casais existentes na OFS e, com isso, realizar visitas fraternas as famílias de todos os irmãos e irmãs das fraternidades locais sendo motivada pelos (as) Ministros (as) Locais e realizar um grande encontrão por Distritos com as famílias franciscanas. JUVENTUDE – manter os encontros de formação para a OFS com a temática sobre a JUFRA. COMUNICAÇÃO – estreitar cada vez mais os laços e possibilitar entre as fraternidades uma comunicação mais clara, objetiva e precisa entre todos os irmãos e irmãs.


Após este momento, Frei Almir Guimarães e Frei João Franco abençoaram a todos desejando a PAZ e o BEM! É hora de colocar em prática nossas prioridades a fim de que possamos fortalecer a cada dia os laços fraternos entre a OFS e a JUFRA.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL