JUFRA NA 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA – 4º DIA



O último dia do encontro nacional da 5ª Semana Social Brasileira iniciou-se com uma mesa de debate sobre a Reforma Política, tendo como expositores e debatedores José Antônio Moroni, da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política e integrante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), e o sociólogo e diretor da Associação Brasileira de ONGs (Abong), Ivo Lesbaupin. O debate prosseguiu com as intervenções dos participantes em vista do “fortalecimento dos instrumentos da democracia direta e da democracia representativa” de modo a resgatar a soberania popular, e dar um "limite” ao poder da representação.

Em seguida, cada grande região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e  Nordeste) reuniu-se para recolher as propostas dos regionais e apontar compromissos concretos para cada Regional e para a 5ª SSB, priorizando bandeiras nacionais. A região Nordeste encaminhou a realização do Nordestão da 5ª SSB, previsto para os dias 03 a 06 de abril de 2014, em Ipuarana, Lagoa Seca-PB.

Em plenária, prosseguiu-se com a apresentação de cada grande Região e com a leitura e aprovação da Carta-Compromisso da 5ª SSB e a avaliação. A Carta apresenta os compromissos e as perspectivas de ação das pastorais e movimentos participantes da 5ª Semana Social Brasileira. Dentre os compromissos assumidos, destaca-se a urgência pela: 1) Reforma política; 2) Demarcação das Terras Indígenas, dos Territórios Tradicionais, dos Quilombolas e Pesqueiros; e 3) Solicitar ao papa Francisco que convoque um evento internacional sobre a Vida no Planeta.

Confira a Carta-Compromisso neste link: http://www.semanasocialbrasileira.org.br/post/2979

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL