JUFRA NA 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA – 3º DIA


O terceiro dia do encontro nacional da 5ª Semana Social Brasileira, 04/09, depois da animação cultural envolvendo os participantes dos diversos locais do Brasil, continuou com um momento rico de discussão em dez oficinas, com os temas: 1) Estado e Direitos Sociais; 2) Estado e Meio Ambiente; 3) Estado e Reforma Urbana; 4) Estado e Trabalho; 5) Estado e Meios de Comunicação; 6) Estado, Dívida Publica e Reforma Tributária; 7) Estado e Juventudes; 8) Estado e Sociedade Civil (Marco Regulatório); 9) Estado, Territórios e Comunidades Tradicionais; e 10) Estado, Violência e Direitos Humanos.

No início da tarde, a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras lançou seu vídeo institucional, que teve o apoio da 5ª SSB para sua realização. O intuito é fortalecer a causa de pescadores e pescadoras artesanais junto às pastorais sociais, os organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os movimentos sociais e a sociedade civil organizada.


Em seguida, as equipes de relatoria de cada oficina, na parte da tarde, apresentou no entre três a cinco compromissos para o conjunto das organizações e pastorais que compõem a 5ª Semana Social Brasileira. As oficinas proporcionaram momentos de, além de aprofundar os conteúdos, também apresentar propostas e iniciativas que apontem saídas e alternativas ao Estado que temos e compromissos para a sociedade brasileira.

Após a partilha e o debate das propostas das oficinas, os participantes encaminharam-se para a capela do Centro Cultural de Brasília, para a Celebração Eucarística. Presidida por Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri-GO e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, juntamente com outros bispos da Comissão, padres e diáconos presentes, ressaltando a presença fraterna de Dom Sebastião Armando, bispo da Diocese Anglicana do Recife.

Na parte da noite, foi realizada a Noite Cultural, onde cada grande região pôde apresentar suas danças típicas, culturas, tradições, comidas e bebidas. Artistas participantes do encontro da 5ª SSB e de Brasília também se apresentaram, partilhando as diversas expressões culturais do Povo Brasileiro.


Texto de Elson Matias, Henrique Bruno e Washington Lima

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL