ENCONTRO MUNDIAL DA JUVENTUDE FRANCISCANA: ABENÇOADA VIVÊNCIA EM PREPARAÇÃO PARA A JMJ RIO 2013

Foto Oficial do Encontro Mundial da JUFRA
Ide e proclamai! – Go and Proclaim! – Id y Anunciad! – Andate e Annunciate!
O Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS), por meio da Juventude Franciscana do Brasil, acolheu em Minas Gerais, na cidade de São João del Rei, durante os dias 19 a 22 de julho o YouFra International Gathering – Encontro Internacional da Juventude Franciscana.
Desde a Jornada Mundial da Juventude de Roma em 2000, a JUFRA mundial promove dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude um momento para reunir os jufristas de todo o mundo para comemorar, celebrar e partilhar. Na Jornada Mundial de Colônia, se fez pela primeira vez a experiência de fazer um encontro de quatro dias, no período das pré-jornadas (que na JMJ do Rio recebe o nome de Semana Missionária), onde pudesse reunir jovens da juventude Franciscana de todo o mundo. A experiência da Alemanha foi maravilhosa, se repetiu em Madrid e nesse ano no Brasil.
O Encontro aconteceu na cidade de São João del Rei - Minas Gerais, e contou com a presença de quase 190 jovens franciscanos de 19 nacionalidades diferentes: Guine Bissau, Argentina, El Salvador, Chile, Paraguai, Venezuela, Coreia do Sul, Costa Rica, França, EUA, Colômbia, Cabo Verde, Croácia, Lituânia, Panamá, Bolívia, Espanha, México e Brasil (em seus diversos Estados: Pará, Piauí, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul). Ainda a presença do CIOFS (Conselho Internacional da OFS, no qual faz parte a Comissão Internacional da JUFRA), Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, OFM, OFMCap e OFMConv, Religiosos e religiosas da TOR (Terceira Ordem Regular), Ministro Nacional da OFS e diversos irmãos da OFS do Brasil.

Este Encontro pôde ser considerado uma grande oportunidade de fortalecer nossos laços de união e diversidade, e é necessário nos conhecermos mais, nos encontrarmos mais. Entre os momentos que marcaram tivemos: no dia 19 a Celebração da Eucaristia que abriu oficialmente as atividades do Encontro, e que se deu na histórica Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, no Centro de São João del Rei, com a entrada das bandeiras dos países presentes e uma réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude. Já no dia 20 à noite, na Igreja de São Gonçalo, tomou lugar o Lucernário – a Celebração da Luz – onde meditamos o Mistério do Cristo Ressuscitado, cuja Luz irrompe as trevas da nossa escuridão e nos aquece e ilumina para a nossa Missão. Após a celebração seguiu-se o Festival das Nações, com apresentações culturais dos diversos países presentes. Outros momentos fortes de mística, animação e partilha de experiências permearam todo o Encontro.

A JUFRA do Brasil agradece as orações e o apoio recebido de diversas entidades franciscanas, em particular de diversas Fraternidades Locais da Ordem Franciscana Secular, que colaboraram enviando doações para o Comitê Organizador do Encontro. Em nós que tomamos parte neste momento celebrativo da JUFRA Mundial fica a certeza de que, como jovens franciscanos, criamos laços de verdadeira fraternidade entre os muitos irmãos que vieram ao Brasil, que vieram a São João del Rei. Barreiras geográficas foram quebradas, estivemos juntos, partilhamos de nosso carisma, escutamos o convite a reassumirmos nossa missão: Ide e Anunciai!

Confiram as fotos do Encontro AQUI.
Paz e BEM!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL