sábado, 20 de julho de 2013

JOVENS FRANCISCANOS DE TODO O MUNDO REUNIDOS EM SÃO JOÃO DEL REI/MG CONFRATERNIZAM E SE PREPARAM PARA A JMJ RIO 2013

1º Dia de Encontro: alegria e fraternidade
Desde o dia 18 de julho, a cidade mineira de São João del Rei é palco do cenário de jovens franciscanos, despojados e de diversas nacionalidades. É certo que todos já sabiam que seriam acolhedores do Encontro Mundial da JUFRA, mas ao verem tantos jovens, de rostos diferentes, sotaques e idiomas incomuns, bandeiras coloridas, sorrindo e cantando pela cidade é de se destacar impactante.

O Encontro acontece na Escola Maria Teresa
conta com a presença de quase 200 (duzentos) jovens franciscanos de 19 nacionalidades diferentes: Guine Bissau, Argentina, El Salvador, Chile, Paraguai, Venezuela, Coreia do Sul, Costa Rica, França, EUA, Colômbia, Cabo Verde, Croácia, Lituânia, Panamá, Bolívia, Espanha, México e Brasil (em seus diversos Estados: Pará, Piauí, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul). Ainda a presença do CIOFS (Conselho Internacional da OFS, no qual faz parte a Comissão Internacional da JUFRA), Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA DO BRASIL, OFM, OFMCap e OFMConv, Religiosos e religiosas da TOR (Terceira Ordem Regular), Ministro Nacional da OFS e diversos irmãos da OFS do Brasil.


Durante o dia 19, com muita alegria, confraternização e troca de afeto, pela manhã aconteceu à recepção dos participantes. Na parte da noite, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, pertencente a Venerável Ordem Terceira – VOT, iniciou-se a Missa de abertura do Encontro, presidida pelo Bispo diocesano Dom Célio OFM, com a visita das réplicas diocesanas da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Após a missa, todos seguiram em peregrinação com a Cruz e o Ícone até a Praça Cultural, onde acontecia a Vigília da Semana Missionária da Diocese de São João del Rei, para entrega dos símbolos da JMJ.

Hoje, dia 20 (sábado) a programação do Encontro está recheada de bênçãos: Missa na Igreja São Gonçalo, acolhimento pela Ministra Geral da OFS e Comissão Internacional da JUFRA, mesa redonda, trabalhos em grupos, sessão plenária, orações e Festa das Nações.

Continuem conectados no Site da Jufra Brasil e página no Facebook (Jufra Do Brasil). Confiram as fotos do 1º dia AQUI.


Paz e BEM!
O que achou?

0 comentários: