JUFRA REGIONAL NE B3 – BAHIA NORTE CELEBRA SEU XII CORJUFRA

Foto oficial do XII CORJUFRA Regional Bahia Norte
         Entre os dias 31 de maio e 02 de junho as Fraternidades da Juventude Franciscana do Regional NE B3 – Bahia Norte se encontraram na Cidade de Rio Real / BA para celebrar o XII CORJUFRA – Congresso Regional da JUFRA, que desta vez foi de caráter eletivo. Do Secretariado Fraterno Nacional participaram Ricardo Meneses, Subsecretário Fraterno para a Área Nordeste B, e Frei Wellington Buarque de Souza, OFM, Assistente Espiritual Nacional. O Congresso teve como tema: “Juventude Franciscana: desafios e perspectivas”, e como lema: “Reacender o carisma franciscano”. Contou com a participação de irmãos/ãs das Fraternidades de Rio Real, Pindobaçu, Salvador e Feira de Santana. Não compareceram os irmãos das Fraternidades de Alagoinhas e São Francisco do Conde. Desta última, recebemos a notícia oficial de sua extinção, devido ao afastamento dos membros.
O Congresso iniciou-se na sexta (31), com a participação na Santa Missa, quando naquele dia se celebrava a Coroação de Nossa Senhora. Padre Antônio Ederaldo, pároco local e Assistente Espiritual da Fraternidade de Rio Real, apresentou-nos à Comunidade e pediu que Frei Wellington explicasse aos presentes o sentido a importância do Encontro que a Comunidade Paroquial estava acolhendo naquele fim de semana. Em seguida, a Fraternidade anfitriã nos proporcionou uma acolhida fraterna e bem descontraída, recheada de algumas dinâmicas. A programação da manhã do sábado foi dedicada à reflexão do tema e lema do Congresso, o que ficou a cargo de Frei Wellington, que tratou dos desafios e perspectivas atuais dos jufristas partindo da proposta da Carta de Guaratinguetá – “A JUFRA que queremos ser”. Após uma apresentação dinamizada da Carta, com slides alternados com músicas e algumas intervenções e partilhas, os irmãos presentes reuniram-se em pequenos grupos para refletirem quais os desafios que nossas fraternidades enfrentam hoje para viver o nosso carisma para que assim possamos empolgar e cativar outros jovens a abraçarem este ideal de vida. Também foi sugerido que os irmãos apontassem perspectivas e sinais de esperança, em meio às atividades que vem sendo realizadas. Dentro desta proposta, na tarde do sábado fizemos uma roda de conversa, que chamamos de ‘bate-papo fraterno’, motivado pela apresentação dos relatórios de cada Fraternidade. Além disso, para iniciarmos o bate-papo foi apresentado um vídeo enviado por Mayara Ingrid, Secretária Fraterna Nacional, onde ela expressou o seu desejo de estar em comunhão com todos os que estavam no Congresso, como também demonstrou sua preocupação com a caminhada deste Regional, além de se colocar à disposição dos irmãos para o que for necessário.
Seguiu-se então um debate, mediado pelos irmãos Ricardo e Frei Wellington, encerrando as atividades do dia foi com uma conversa muito aberta e produtiva acerca dos medos, das dúvidas e das perspectivas dos irmãos presentes, além da reunião por Distritos, para a apresentação das prioridades para o próximo triênio.
O irmão Rogério Sena, 
Secretário Fraterno Regional eleito
No Domingo, após a participação da Missa da comunidade e a foto oficial do CORJUFRA, o irmão Ricardo Meneses conduziu a eleição do novo Secretariado Fraterno Regional, sendo eleito como Secretário Fraterno para o triênio 2013-2016 o irmão Rogério Sena, da Fraternidade de Pindobaçu. Foram eleitos ainda como Subsecretários para os Distritos I e II os irmãos Jackson (Salvador) e Aderaldo (Pindobaçu). Concluímos o CORJUFRA com a constatação, manifestada em forma de resolução aprovada, de que as Fraternidades do Regional Bahia Norte devem procurar proporcionar mais momentos para o convívio fraterno e a troca de experiências, inclusive realizando Congressos avaliativos e celebrativos.




Frei Wellington Buarque, OFM

Assistente Espiritual Nacional

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL