I Reunião Presencial do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil

“... Reconhecemos que temos um desafio diante de nós: o de continuarmos a construir uma grande história!...” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser).


Nos dias 04 e 05 de maio do corrente ano, estivemos na Sede da Província Santa Cruz, situada na cidade de Betim/MG, para realizarmos a 1° Reunião Ordinária do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, triênio 2013-2016. Estiveram presentes na reunião os irmãos: Mayara Ingrid (Secretária Fraterna), Gleice Francisca (Área Sul), Mônica Rodrigues (Área Sudeste), Henrique Ribeiro (Área Centro-Oeste), Vanderson Silva (Área Norte), Sandolini Braga (Área Nordeste A), Ricardo Meneses (Área Nordeste B), Carol Miranda (Formação), Igor Bastos (DHJUPIC), Aparecida Brito (Finanças), Elson Matias (Ação Evangelizadora), Jéssica Lima (Comunicação Social, Escrituração e Arquivo), Raphael Taboada (Animador Fraterno Nacional) e Frei Wellington Buarque (Assistente Espiritual Nacional). A irmã Ívia Morais (Infância, micro e mini franciscanos) informou da não possibilidade de participar da reunião por compromissos assumidos previamente.

O SFN inicia esse novo ano com muito entusiasmo e bons projetos para a JUFRA do Brasil. Projetos audaciosos e de consolidação da Jufra que declaramos querer ser na Carta de Guaratinguetá (SP, 2011). Portanto, muitos assuntos foram tratados e essenciais decisões foram tomadas para o bom andamento da JUFRA do Brasil. Dentre tantos, podemos destacar alguns pontos relevantes:


 -Repasse da realidade e conjuntura dos Regionais da JUFRA, com a presença do irmão Alex Bastos (ex Secretário Fraterno Nacional / Delegado Internacional da JUFRA do Brasil)

-Discussão e análise profunda das prioridades, recomendações e resoluções aprovadas no CONJUFRA em Santa Maria-RS
-Encontro Mundial da JUFRA e Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Brasil
-Apresentação e Discussão do plano de atividades para o triênio das Subsecretarias (de serviços, aéreas, animação fraterna e assistência espiritual)
- Jornada Nacional de Direitos Humanos; Semana Social Brasileira; Congresso Extraordinário em 2014; Encontros Específicos dos Serviços; Situação do Arquivo Nacional;

Reunidos no Estado sede do Encontro Mundial da JUFRA, nossa primeira reunião foi marcada pela calorosa acolhida dos amados irmãos da JUFRA de Betim (Fraternidade Santa Rosa de Viterbo), que nos realizou durante todo o final de semana diversas surpresas, como lembrancinhas na chegada e convívio fraterno na noite de sábado. Somos gratos imensamente, aos Frades menores da Província Santa Cruz, que nos acolheram com tanta dedicação, amor fraternal e zelo em sua casa. Nosso muito obrigado!



Convívio com a Jufra de Betim


Com a FÉ de que Deus nos reserva o melhor, rezemos para que a proteção e as bênçãos do nosso Seráfico Pai São Francisco e de Santa Clara de Assis, nos ajudem nesse caminho de edificação e reafirmação do projeto de Vida que queremos para a Juventude Franciscana do Brasil.



QUEREMOS SER testemunhas autênticas da identidade franciscana, nos comprometendo a vivenciar a fé nas atitudes cotidianas e concretas de humildade e caridade, à luz da evangélica opção pelos pobres e oprimidos.” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL