JUFRA do Brasil saúda os 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil



“(...) as roupas que você usava não se gastaram, nem seu pé inchou durante esses quarenta anos. Portanto, reconheça em seu coração que Javé seu Deus educava você como o homem educa o próprio filho.” (Deuteronômio 8, 4-5)

Uberlândia-MG, 06 de março de 2013.
Dia de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da JUFRA do Brasil
Dia Nacional do/a Jufrista

Amados irmãos/as da Pastoral da Juventude (PJ)
Paz e Bem!

É com muita alegria e em comunhão fraterna que escrevemos em nome da Juventude Franciscana do Brasil para parabenizá-los pela celebração dos 40 anos de caminhada. Em 2011, nós da JUFRA também tivemos a oportunidade de celebrar essa mesma data, 40 anos de caminhada no Brasil, e sabemos da riqueza de um momento como esse para a história de vida e missão de nossa juventude. Não resta dúvida que nossa união e parceria surgem ainda “no seio” de nossas origens, afinal nosso nascimento é tão próximo, provavelmente fomos registrados no mesmo “cartório”. Historicamente, os nossos ideais e lutas estão intimamente ligados, pois bebemos da mesma fonte, acreditamos em um mesmo modelo de juventude, de Igreja e de sociedade.

Aproveitem esse momento não apenas para celebrar ou festejar, mas para olhar a história e ver o que já foi construído, avaliar a caminhada atual, e principalmente traçar metas e desafios para os próximos anos de história, parafraseando a carta da JUFRA construída no nosso encontro de 40 anos: o que queremos ser? Em um momento atual em que vemos nossas juventudes tão fragilizadas por um modelo que não compreende ou não atende os nossos anseios, que não contempla o nosso rosto juvenil, nossa forma de pensar e viver, não podemos correr de risco de passar por uma celebração tão forte como essa sem parar e voltar às fontes, para ali encontrar as respostas certas para tantas inquietações que perpassam por todos nós.

Hoje, JUFRA e PJ, vivem um momento único de parceria, que se vem firmando desde a nossa participação conjunta na Cúpula dos Povos, perpassando por discussões, ideias e sonhos conjuntos. Para nós, tem sido muito enriquecedor este convívio, pois vocês têm nos ensinado muito pela experiência em lutas que hoje também são nossas. Ficamos muito felizes em ter a presença do Thiesco, nosso grande irmão, no nosso 2º Encontro Nacional de Formadores/as e 1º Encontro de Animadores/as Fraternos, em Brasília-DF, setembro de 2012, e no 15º Congresso Nacional da JUFRA, ocorrido em Santa Maria-RS, como forma de consolidar nossas parcerias. E por tudo isso, é claro que não poderíamos deixar de estar presentes nessa celebração de 40 anos da PJ. Estamos todos/as aí, muito bem representados pela irmã Gleice Francisca, que compõe nosso Secretariado Fraterno Nacional.

Fazemos votos que vocês tenham um encontro maravilhoso, que realmente marque a história da PJ, estamos em total sintonia e oração. Esperamos reencontrá-los na Jornada Mundial da Juventude, onde mais uma vez estaremos em parceria para construir um momento que de FATO apresente as juventudes brasileiras e nossos ideais.

E que venham os próximos 40 anos....
Pedimos que Deus, por Francisco e Clara, iluminem e abençoem a caminhada da PJ,

Fraterno abraço,

Mayara Ingrid Sousa Lima
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil

Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL