O Espírito de Assis: SINFRAJUPE a favor da PAZ! Contra a mercantilização da vida


Prezad@s irmãs e irmãos, Paz e bem!

No útimo dia 04 de outubro, comemoramos a páscoa do nosso Seráfico Pai Francisco de Assis. Por todo mundo, franciscanos e franciscanas celebram e dão visibilidade ao nosso carisma. Motivados por este mês de outubro tão festivo para nós, quando estamos com o “espírito franciscano” aflorado, o Serviço Inter-franciscano de Justiça, Paz e Ecologia, o Sinfrajupe, quer convidara cada um e a cada uma, para a realização de uma ação ao final desse mês, em favor da Paz, em ocasião do dia 27.

Em 1986, aconteceu em Assis/Itália um encontro com 130 lideranças das principais religiões do mundo para rezar pela paz e proclamar que a religião nunca deve se tornar motivo de conflito, ódio e violência. Desde esse dia, a cidade de Assis, tornou-se para o todo o mundo e para todas as religiões um apelo à verdadeira paz. Essa data é um marco também para família franciscana conhecida como o “Espírito de Assis”. Impulsionados por este “espírito” que anualmente, em todo o mundo, no mês de outubro, tem-se realizado ações por uma cultura de paz.

Em compromisso com as propostas assumidas em conjunto com os franciscanos e franciscanas do mundo, presentes na Conferência da Rio+20 e Cúpula dos Povos, queremos aproveitar a ocasião do “Espírito de Assis” para propor uma atividade em comum no campo da Justiça Ambiental. Pedimos desculpas, pelo envio do material com pouca antecedência, mas, para ações futuras iremos nos organizar melhor.

Este ano, o Sinfrajupe convida a Família Franciscana do Brasil (FFB) para uma ação comum e sintonizada, em Favor da Paz e contra todo o processo que mercantiliza a vida no planeta. Convidamos que você, na sua localidade realize alguma ação para lembrar o “Espírito de Assis” e dar visibilidade ao nosso compromisso francisclariano pela construção da fraternidade universal.

Aqui em São Paulo, iremos realizar uma semana de programação em favor da paz, por meio de uma tenda. Mas, cada um pode escolher uma ação, na comunidade, nas paróquias, nos colégios, nos serviços e dar a visibilidade a essa proposta de Justiça, Paz e Ecologia.

Queremos por meio do nosso carisma ser presença e promotores de uma cultura de paz e, na atual conjuntura, o Sinfrajupe, pós o envolvimento nas discussões da Cúpula do Povos/Rio+20 quer levar a sociedade a compreensão de que a paz só será verdadeira quando houver respeito a toda a forma de vida no planeta.

Disponibilizamos a arte visual para a comunicação desse evento, como cartazes, folder, adesivos e um texto orientador, com indicações de livros, vídeos e artigos para preparar as equipes para falar e vivência essa proposta.

Na certeza do compromisso de cada irmão e irmã da nossa família, em difundir nas suas ações eclesiais e sociais, a justiça ambiental, estamos a disposição para mais esclarecimento e orientações.

Com Francisco e Clara,

Frei José Francisco de Cássia
(11) 99866-83568/ (11)3291-4433

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL