terça-feira, 11 de setembro de 2012

Jufra do Brasil realiza 2º Encontro Nacional de Formadores e 1º Encontro Nacional de Animadores Fraternos, em Brasília-DF

Entre os dias 07, 08 e 09 de setembro do corrente ano, na Chácara São Francisco, em Brasília/DF, aconteceu o 2º Encontro Nacional de Formadores e o 1º Encontro Nacional e Animadores Fraternos. Tendo como tema principal: FORMAR E ANIMAR A JUFRA QUE QUEREMOS SER. 


Contamos com a presença de 36 irmãos entre eles estiveram presentes os seguintes regionais: Norte 3 (Pará Leste), Nordeste A1 (MA), Nordeste A2 (CE/PI), Nordeste B1 (PE/AL), Nordeste B2 (SE), Sudeste 1 (MG), Sudeste 2 (SP), Sudeste 3 (RJ/ES), Sul 1 (PR), Sul 3 (RS), Centro e Oeste. O Secretariado Fraterno Nacional esteve representado, por Alex Sandro Bastos Ferreira, Secretário Nacional, Mayara Ingrid de Souza, Formadora Nacional, Emanuelson Matias (Elson), subsecretário nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC), Douglas Soares, subsecretário nacional de Ação Evangelizadora, Gleice Francisca Pereira da Silva, subsecretária nacional de infância, micro e mini franciscanos, Wigna Jales de Lira, Animadora Fraterna Nacional e Frei Miguel da Cruz, Assistente Nacional. Ressaltamos que a metodologia utilizada foi o método VER, JULGAR e AGIR. 

O encontro teve inicio na tarde da sexta-feira (dia 07/09) com a oração de abertura, seguido da dinâmica de apresentação. Iniciando com o momento VER, trabalhamos as seguintes temáticas: “Realidades e Desafios das juventudes”, coordenado por Thiesco, Secretário Nacional da Pastoral da Juventude e logo após foi apresentada a Análise de Conjuntura da realidade formativa dos regionais, conduzido pelos Formadores Regionais. 

 Na manhã do sábado (dia 08/09) deu-se continuidade a Análise de Conjuntura da realidade formativa dos regionais. A seguir, foi trabalhado o momento JULGAR onde foram realizados estudos em momentos específicos, sendo discutido com os Formadores o tema: Aprofundamento da Carta de Guaratinguetá: “A Jufra que queremos ser”, tendo como assessor, Frei Wellington Buarque, OFM. E com os Animadores, Documento do CIOFS: “Líneas guía para La Animación Fraterna” (diretrizes para a animação fraterna), tendo como assessora, Wigna Jales. Na parte da tarde, houve Grupos de Discussão: Revisitando/Revisando as Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil. Divididos em três grupos onde se discutiu a etapa de iniciantes, a Formação Básica da JUFRA e a Etapa de Formação Franciscana. Cada grupo respondia os seguintes questionamentos: O que está faltando e quais as novas ideias. Momento de grandes discussões e novas propostas dando ênfase e concretizando-se no Momento Agir: direcionamentos e encaminhamentos práticos a partir das temáticas do encontro, tendo como moderadora Mayara Ingrid. 

Á noite, tivemos um convívio fraterno, com músicas e comidas, preparadas com carinho pelo regional anfitrião. Na manhã do domingo, iniciamos com a Celebração Eucarística, celebrada pelo Frei Miguel da Cruz, Assistente Nacional. Retornando a plenária com a temática, JUFRA em ação: 5ª Semana Social Brasileira, Grito dos/as Excluídos/as, Cúpula dos Povos, tendo como assessores, Elson Matias, Thiesco, e Pe Ari. Finalizamos, com as conclusões, agradecimentos e avaliação do encontro.
O que achou?

0 comentários: