segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Juventude Franciscana do Brasil no Grito dos Excluídos e Excluídas 2012



SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP – CEP: 01005-010

Ofício 02/2012
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Grito dos Excluídos e Excluídas 2012

“A Sabedoria grita pelas ruas e levanta a voz nas praças.
Ela grita no burburinho da cidade e anuncia nas praças públicas.”
(Provérbios 1, 20-21)

Santa Rita-PB, 10 de Agosto de 2012.
Festa de Santa Clara de Assis.

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem!

Já está bem próximo de nós o 18º Grito dos Excluídos e Excluídas! De 01 a 07 de setembro, inúmeros movimentos, organizações, pastorais, grupos e Comunidades mobilizam-se nas mais diversas formas em todos os estados do Brasil.

Nestes 18 anos de Grito, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem incentivando, por meio da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, todo o Povo de Deus a se engajar nesta luta em defesa da “Vida em Primeiro Lugar”.

Em 2012, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, a Cúpula dos Povos na Rio+20 e a 5ª Semana Social Brasileira – processos e atividades em que a JUFRA também participa e contribui – o lema que dá norte ao nosso Grito é: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”

Nós, da Juventude Franciscana do Brasil, temos marcado cada vez mais presença, ativa e participativa, nestes espaços onde podemos testemunhar a nossa vocação profética. É a hora onde “(...) reafirmamos ser presença desafiadora na sociedade, inserindo-nos no meio popular e assumindo-o, através da relação entre fé e vida, celebração e compromisso, humanidade e tecnologia.” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser!)

Portanto, junto à Igreja no Brasil, em nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, e junto aos movimentos e organizações sociais e populares, nos estados e municípios, nós jovens franciscanos e franciscanas, somos convocados mais uma vez engrossar o eco do Grito dos/as Excluídos/as. E é para isso que enviamos a vocês este Ofício, como um gesto de confirmação e incentivo à vida fraterna e engajada de vocês, irmãos e irmãs, no amor ao Deus do Povo, a serviço do Povo de Deus.

Fiquem firmes na fé e na esperança, pois “Vocês são uma carta de Cristo” (2Cor 3,3a)

Seus irmãos,

Alex Sandro Ferreira Bastos
Secretário Fraterno Nacional (Presidente) da
Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil

Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da
Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil
O que achou?

0 comentários: