Abertura do 34º Capítulo Nacional da OFS


Abertura do Capítulo pelo Ministro Nacional Antônio Benedito

























Na manhã desta sexta, 24 de agosto de 2012, ocorreu a abertura do XXXIV Capítulo Nacional Eletivo da OFS do Brasil, em Brasília (DF).

As atividades foram iniciadas após a uma Celebração Eucarística, seguida de café da manhã, com a composição da mesa de abertura, estando presente o Ministro Nacional, Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt; a delegada da Ministra Geral, Conselheira da Presidência do CIOFS para os países de língua Espanhola, Maria Consuelo Queremel de Nuñes (Chelito); Assistente Internacional para os CIOFS, Fr. Amando Trujillo Cano,TOR; Presidente da Conferência Nacional dos Assistentes Espirituais, Frei, Manuel José Farias Lopes, TOR; Secretário Fraterno Nacional da JUFRA, Alex Sandro Bastos Ferreira; Representantes da FFB (Família Franciscana do Brasil), Ir. Renata Lopes de Farias, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen; Ministro do Regional Centro, anfitrião, Nivaldo Moreira da Silva e a Assistente Espiritual do Regional Centro, Ir. Sandra Regina Ferreira, da Congregação franciscana da Divina Misericórdia.

O Ministro Nacional saudou a todos os presentes e declarou aberto os trabalhos do Capítulo. Na oportunidade, agradeceu ao Regional Centro pela acolhida de todos os capitulares e pelo empenho dos demais membros em estarem presentes. As atividades deram prosseguimentos com a escolha dos secretários, escrutinadores e membros da comissão de redação do capítulo.

A representante da Presidência do CIOFS saudou aos capitulares fez a leitura da mensagem da Ministra Geral, Encarnación del Pozo, que ressaltou sobre o serviço aos irmãos, tendo como palavra-chave a conversão. A Moderadora Joana D’Arc leu a mensagem enviada pela Conselheira da Presidência do CIOFS para os países de língua portuguesa, Maria Aparecida Crepaldi.

O ministro anfitrião do Regional Centro, Nivaldo Moreira da Silva , desejou boas vindas a todos e afirmou que tudo foi preparado com muito carinho, para tanto contou com o apoio das fraternidades locais.

Foi apresentado pelo ministro nacional o relatório do triênio. Agora pela tarde, os representantes dos regionais estão reunidos para a avaliação das prioridades do capítulo anterior e apresentação de propostas para as prioridades do novo triênio.

Procissão de Abertura da Missa de abertura

O presidente da celebração, Fr. Amando Cano, TOR, Assistente Geral, e os concelebrantes


Os visitadores gerais, Fr. Amando Trujilo Cano, TOR, e Maria Consuelo Nuñez, delegada da Ministra Geral

Membro do Conselho Fiscal lendo o parecer das contas do Conselho Nacional.

Apresentação dos temas da mesa redonda sobre "A maturidade do laicato".

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL