INÍCIO #JUFRA50TÃO REDE DE BENFEITORES DOWNLOADS
some text

No Maranhão, JUFRA participa de Seminário sobre Justiça Ambiental, Espiritualidade e Missão Franciscana no contexto atual

Face à realização da Conferência das Nações Unidas - RIO+20 - e da Cúpula dos Povos, a serem realizadas de 15 a 23 desse mês no Rio de Janeiro, a Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, através do serviço de JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação - promove a reflexão e discussão sobre Justiça Ambiental: Espiritualidade e Missão Franciscana no contexto atual.

O seminário reuniu na cidade de Bacabal/Maranhão não somente franciscanos e franciscanas das mais diversas partes do Brasil, mas também religiosas, formandos, leigos, leigas, estudantes, padres e militantes simpatizantes dos princípios franciscanos que atuam nas comunidades de base, buscando viver o Evangelho através da luta pela superação das situações que oprimem o nosso povo, especialmente aqueles mais pobres e mais fragilizados.

A discussão da Justiça Ambiental implica estender o nosso olhar sobre os conflitos sociais bem como aos reais interesses coorporativos e do mercado de capital responsáveis por sustentar as grandes estruturas de poder que afligem o nosso povo e são causas dos processos de opressão, marginalização e das desigualdades sociais.


Refletir a conjuntura atual implica necessariamente nos comprometer com a superação das “diferentes dores e aflições” presentes no dia a dia das comunidades e que são resultado das ações daqueles que buscam o lucro, a acumulação e a concentração de riquezas.

Esse compromisso exige de nós assumirmos a defesa dos valores de Justiça, Paz e Integridade da Criação numa perspectiva mística de resinificar, em nossos dias e em nossas lutas o encontro vivenciado por São Francisco com o Leproso de Assis.

Segundo Frei Adelmo Francisco da Província Santa Cruz, assessor do encontro e coordenador da conferencia brasileira para JPIC, “como em Assis, o Espírito nos conduz hoje a ir ao encontro das diferentes realidades de opressão vivenciadas pelo nosso povo, assumindo a sua defesa bem como a defesa da natureza da qual somos parte”.

O Seminário contou ainda Com a assessoria do Frei Joseph Rozansky – Diretor do Escritório OFM de JPIC em Roma - no campo da espiritualidade e mística franciscana e, para os temas relacionados a Rio+20/Cúpula dos Povos/Economia Verde, de Hugo Paixão do Serviço Franciscano de Solidariedade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.


Comentários

DESTAQUES

some text

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana da INAFRA ❤️💙💛💚

Economia de Francisco e Clara: organizações católicas lançam plataforma virtual para fortalecer iniciativa do Papa Francisco

Mensagem para o Dia de Santa Clara ✨


BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL

VÍDEOS