Secretário Nacional da JUFRA na delegação brasileira do Encontro de Pastoral Juveil do Cone Sul

delegacao

Neste domingo (20) começou em Santiago, capital chilena, o 8o Encontro da Pastoral Juvenil do Cone Sul com 70 representantes de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento vai até quinta-feira (24) com a metodologia do Ver-Julgar-Agir-Revisar-Celebrar e reflete o caminho do Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil Latinoamericana.

A delegação brasileira é formada pelos jovens da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil (com representantes das pastorais da juventude, movimentos, congregações e novas comunidades); por dom Vilsom Basso, bispo referencial da juventude no Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) e membro da presidência da Comissão Episcopal para a Juventude; pelo assessor nacional da Comisão da Juventude, padre Antônio Ramos do Prado (padre Toninho); e pelos assessores regionais da juventude irmã Zenilde Fontes (regional Sul 3 - RS) e padre Ronald Ciríaco (regional Nordeste 5 - Piauí).
 
Também é membro do Coordenação e da delegação o Secretário Nacional da JUFRA do Brasil Alex Bastos.

“Este evento tem como objetivo reafirmar o aprofundamento do Documento 'Civilização do Amor' e contribuir para a programação do Encontro de responsáveis da juventude Latino Americana a ser realizado no Paraguai em outubro", disse padre Toninho.

A programação do primeiro dia teve missa, experiência de oração a partir da Lectio divina e uma adoração ao Santíssimo Sacramento. "A noite foi uma 'viagem pelo Cone Sul', onde cada país mostrou vídeos e musicas que expressam sua cultura e seu povo", disse Thiesco.

Segundo Viviana Altamirano, responsável da Pastoral Juvenil da região centro do Chile e uma das organizadoras, o início do encontro surpreendeu a todos os presentes. "Pode-se perceber o espírito de missão e pode vê-lo de forma transversal. Como um pentecostes na manifestação de uma só mensagem de Cristo em três idiomas: espanhol, português e guarani".

O objetivo geral do encontro é compartilhar, refletir e concretizar horizontes comuns da região Cone Sul, partindo das experiências de revitalização trazidas de todos os países, para continuar fortalecendo os processos de Pastoral Juvenil na região.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL