sábado, 5 de maio de 2012

Encontro Despertar em Anastácio/Mato Grosso do Sul


 Aconteceu nos dias 28 e 29 de abril em Anastácio /Mato Grosso do Sul, o Encontro Despertar da Jufra e Ofs, que reuniu crianças, jovens e casais da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes para conhecerem o carisma da família franciscana. 


O convite de realizar o encontro veio do Casal Priscilla e Renato que atualmentemoram na cidade, mas que pertenceram a Jufra em Campo Grande/MS quando jovens, chegando a professar na Ofs. Mesmo não participando de uma fraternidade de Ofs, o casal não deixou de seguir as regras da vida franciscana secular, e também se mantiveram atuantes na comunidade a que pertencem e seu carisma conquistou a muitos, inclusive o pároco da região, que conhecendo melhor o casal e seu estilo de vida, convidou-os a trazer para a paróquia (diocesana) fraternidades de Jufra e Ofs.


O casal, muito disposto, logo buscou contato com o regional da Ofs e Jufra para que juntos pudessem levar tão belo ideal de vida a seus irmãos paroquianos. Prontamente começaram os trabalhos de organização por parte dos regionais e paroquianos de Anastácio, muitas expectativas e oração, muito trabalho e reflexão, enfim o encontro aconteceu, com total apoio do Pároco e dos frades franciscanos.


Um sucesso! Jovens aninados, dispostos, atuantes e com um histórico de trabalho pastoral abençoado. Também os casais decididos a conhecer e seguir o ideal franciscano de vida, que com muita atenção participaram do encontro.


Os casais, candidatos a irmãos da Ofs, no final do encontro de sábado escolheram o nome da fraternidade e fizeram eleição para dividirem as funções, dentre estes, saíram dois casais para fazer a animação fraterna de Mini Jufra e Jufra.


No domingo os novos integrantes da Ofs participaram da formação dos jufristas e mini jufristas, para conhecerem melhor seus “filhos de coração”. E antes de encerrar o encontro os jovens foram questionados: “Vocês querem conhecer a Jufra?” e recebemos uma bela resposta: “Sim”. Agora é mãos a obra, é tempo de rezar pelas vocações e trabalhar para que nossos novos irmãos chamados pelo Espirito Santo, digam seu “Sim” definitivo para a família franciscana.


Entregamos aos jovens duas velas, uma para a Mini Jufra e outra para a Jufra, como sinal de aliança entre eles e a Família Franciscana. As velas foram trazidas do Mosteiro das Clarissas de Dourados/MS, que mandaram o recado dizendo que estavam em oração pelo encontro, pelas novas fraternidades e por todos ali presentes.


Daqui a dois meses voltaremos a Anastácio para reencontrar nossos irmãos, escolher o nome da nova fraternidade experimental e realizar eleição do secretariado. Enquanto isso, os jovens de Jufra e Mini Jufra já estão realizando seus encontros semanais de formação com apoio da OFS.

“Queria Deus que eles cresçam irmãos!”

Maricélia Moraes Ribeiro
Secretária Fraterna Regional Oeste
O que achou?

0 comentários: