Encontro Despertar em Anastácio/Mato Grosso do Sul


 Aconteceu nos dias 28 e 29 de abril em Anastácio /Mato Grosso do Sul, o Encontro Despertar da Jufra e Ofs, que reuniu crianças, jovens e casais da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes para conhecerem o carisma da família franciscana. 


O convite de realizar o encontro veio do Casal Priscilla e Renato que atualmentemoram na cidade, mas que pertenceram a Jufra em Campo Grande/MS quando jovens, chegando a professar na Ofs. Mesmo não participando de uma fraternidade de Ofs, o casal não deixou de seguir as regras da vida franciscana secular, e também se mantiveram atuantes na comunidade a que pertencem e seu carisma conquistou a muitos, inclusive o pároco da região, que conhecendo melhor o casal e seu estilo de vida, convidou-os a trazer para a paróquia (diocesana) fraternidades de Jufra e Ofs.


O casal, muito disposto, logo buscou contato com o regional da Ofs e Jufra para que juntos pudessem levar tão belo ideal de vida a seus irmãos paroquianos. Prontamente começaram os trabalhos de organização por parte dos regionais e paroquianos de Anastácio, muitas expectativas e oração, muito trabalho e reflexão, enfim o encontro aconteceu, com total apoio do Pároco e dos frades franciscanos.


Um sucesso! Jovens aninados, dispostos, atuantes e com um histórico de trabalho pastoral abençoado. Também os casais decididos a conhecer e seguir o ideal franciscano de vida, que com muita atenção participaram do encontro.


Os casais, candidatos a irmãos da Ofs, no final do encontro de sábado escolheram o nome da fraternidade e fizeram eleição para dividirem as funções, dentre estes, saíram dois casais para fazer a animação fraterna de Mini Jufra e Jufra.


No domingo os novos integrantes da Ofs participaram da formação dos jufristas e mini jufristas, para conhecerem melhor seus “filhos de coração”. E antes de encerrar o encontro os jovens foram questionados: “Vocês querem conhecer a Jufra?” e recebemos uma bela resposta: “Sim”. Agora é mãos a obra, é tempo de rezar pelas vocações e trabalhar para que nossos novos irmãos chamados pelo Espirito Santo, digam seu “Sim” definitivo para a família franciscana.


Entregamos aos jovens duas velas, uma para a Mini Jufra e outra para a Jufra, como sinal de aliança entre eles e a Família Franciscana. As velas foram trazidas do Mosteiro das Clarissas de Dourados/MS, que mandaram o recado dizendo que estavam em oração pelo encontro, pelas novas fraternidades e por todos ali presentes.


Daqui a dois meses voltaremos a Anastácio para reencontrar nossos irmãos, escolher o nome da nova fraternidade experimental e realizar eleição do secretariado. Enquanto isso, os jovens de Jufra e Mini Jufra já estão realizando seus encontros semanais de formação com apoio da OFS.

“Queria Deus que eles cresçam irmãos!”

Maricélia Moraes Ribeiro
Secretária Fraterna Regional Oeste

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL