Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma




Irmãos e irmãs, paz e bem!
            Hoje, dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, começa para nós cristãos o tempo Quaresmal, onde na Celebração Eucarística desse dia, a igreja impõe sobre os fiéis às cinzas, sinalizando assim esse tempo novo, onde devemos fazer penitencia e buscarmos a conversão.

            O evangelho do dia, nos dar três pistas, para que possamos colocar em prática nesses quarenta dias, que são a esmola (generosidade, partilha, solidariedade), a oração e o jejum (renúncia, desprendimento, pobreza). “Vamos montar uma cesta básica e entregarmos a uma família carente?” “Vamos rezar mais!” “Vamos fazer novenas nos bairros carentes da nossa cidade?” “Essa quaresma não como carne!” Falamos e/ou ouvimos muito essas frases nesse período, mas será que realmente isso é válido? Isso faz com que cresçamos espiritualmente?  Esses sacrifícios, ofertas e orações só se tornam validos quando verdadeiramente temos uma atitude de conversão em relação a Deus e a nossos irmãos.
            Assim podemos perceber que esse tempo litúrgico vem reforçar, a buscar da conversão. Mas o que é a conversão? Nada mais é do que uma “mudança moral, pela qual o homem renuncia à sua conduta anterior, volta-se para Deus e cumpre a sua vontade”. Vejam, devemos voltar para Deus, parar, refletir e escutar o que Deus quer da gente. Sabemos que o caminho da transformação é estreito, o próprio Jesus fala: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram” (Mt 7, 13-14).
            Se realmente quisermos nos converter, temos que ficar certos desta escolha, pois sou “eu” que quero mudar, “eu” quero ser de Deus! Quando começar? Onde começar? Comecemos agora, aí mesmo onde nós estivermos! Tem uma frase muito profunda que diz assim: “não queira fugir da sua realidade, pois é nela que Deus quer realizar uma obra em sua vida (Ricardo Sá)”. O que você esta esperando? Quantas quaresmas mais você vai esperar? O tempo é agora. Não podemos deixar a graça passar, esse tempo é propicio para isso, ele vem para reforçar que devemos mudar. Devemos nos empenhar! Que a partir de hoje, nós cristãos franciscanos, comecemos a nossa conversão, para assim, daqui a alguns dias possamos CELEBRAR a Ressurreição de Cristo.


Fraternalmente,
José Douglas Soares C. de Souza
Sub. Nac. de Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL