Encontro do Distrito Agreste do Regional NE B1 PE/AL


Encontro do Distrito Agreste do Regional NE B1 PE/AL


Ó como é bom, como é agradável aos
olhos de Deus se reunir como irmãos!





 
Assim nesta alegria que o Regional NE B1 PE/AL comunica mais um evento, e primeiro deste ano, ocorrido nos dias 27 a 29 de janeiro o Encontro do Distrito Agreste sediado na cidade de Caruaru, pela a fraternidade iniciante anfitriã Mensageiros de Cristo, onde contou com a presença de aproximadamente 35 pessoas desde irmãos da 1ª Ordem, TOR, OFS e JUFRA. Das 6 (seis) fraternidades que compõe este Distrito esteve presentes 5 (cinco) sendo elas: Fraternidade Luz Clara – Bom Conselho/PE, Fraternidade Beleza Simples – Pesqueira/PE, Fraternidade Luz e Vida Franciscana – Iatecá (Saloá)/PE, Fraternidade João Paulo II – Serrinha da Prata (Saloá)/PE e a Fraternidade Mensageiros de Cristo – Caruaru/PE.



O encontro iniciado na sexta pela noite após o Jantar Fraterno, recebeu as Boas Vindas do nossos irmãos Cícero (Guga) e Raiane, ambos da fraternidade anfitriã e pelo irmão Antônio José, Subsecretario Fraterno (vice-presidente) Regional para o Distrito Agreste. Depois tivemos a oportunidade de refletir a cerca do Tema: “Que jovens franciscanos estamos sendo?” proferida pelo nosso irmão José Douglas, Subsecretario Fraterno Nacional e Regional de Ação Evangelizadora e Subsecretario Fraterno de Formação da Fraternidade Luz Clara.


Ao iniciar mais um dia de encontro e depois de sermos despertados com Alvorada Festiva, fizemos a nossa Mística Matinal seguidos do café da manhã. Fortalecido pelo pão material, tivemos uma breve apresentação das fraternidades locais presentes. Com a ajuda da Irmã Evande Fátima de Moura, Irmã Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho, refletimos sobre o tema central de nosso encontro: “Seja a JUFRA o que foi Clara: vigilantes na oração, contemplativos na ação.” Momento este muito valioso para todos os irmãos e irmãs presentes, além do exposto pela mesma podemos contar com uma divisão de grupos de discussão onde sugeriu a reflexão de alguns pontos fundamentais e importantes da vida de Santa Clara. Na parte da tarde com o auxilio do nosso Assistente Espiritual, Frei Wellington Buarque OFM, buscamos compreender a essência e a forma mais prática de vivenciar a Carta de Guaratinguetá, “A JUFRA que queremos ser...”, que também nos propôs grupos de discussão para poder buscarmos juntos maneiras e formas práticas para esse propósito. Após o Jantar nos dirigimos a Capela do Convento Sagrado Coração Eucarístico dos Frades Menores Capuchinhos para a Celebração Eucarística. Para encerrarmos a noite num clima bem descontraído e de Alegria a fraternidade Mensageiros de Cristo preparou um convívio fraterno para mostra sua cultura local, contando com presença de um Trio Pé de Serra da Cidade de Caruaru.

Ao amanhecer do Domingo e após o café da manhã e da mística matinal, tivemos a alegria de participarmos de uma Gincana Clareana coordenada pelo nosso Neo-Subsecretario Regional de DHJUPIC, o irmão Washington Lima. 


Não podemos deixar de registrar as presenças de Hibervaldo Nascimento (Vice -Ministro Regional da OFS NE B2 PE/AL), Betânia Nascimento (Animadora Vocacional Regional da OFS NE B2 PE/AL) e seus filhos Ícaro e Gabriel, Frei William OFMCap (Guardião do Convento Sagrado Coração Eucarístico), Frei Sonival Marinho OFMCap, Helmir Soares (Coordenador do Distrito Agreste I da OFS NE B2 PE/AL), Conceição Soares e seus filhos que veio nos trazer uma mensagem via Internet do nosso querido Frei Romildo OFMCap, Frei Francisco Barreto (Ministro Provincial da Província de Nossa Senhora da Penha), e Irmãos e Irmãs do nosso Secretariado Fraterno Regional NE B1 PE/AL e irmãos  e Irmãs da OFS das fraternidades São Francisco e Coração Eucarístico da cidade de Caruaru.

Com o coração alegre e com o sentimento de dever cumprido, realizamos este nosso segundo Encontro do Distrito Agreste deste mandato 2010-2013. Continuemos rezando pelo crescimento da JUFRA neste Distrito bem como em toda JUFRA do Brasil.


Antônio José Tenório da Silva
Subsecretario Fraterno (vice-presidente) Regional do Distrito Agreste
Regional NE B1 PE/AL

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL