terça-feira, 22 de novembro de 2011

MENSAGEM DO SECRETÁRIO FRATERNO NACIONAL PELA JORNADA FRANCISCANA PELOS DIREITOS HUMANOS



Queremos debater, articular e desenvolver trabalhos onde se faça ecoar nossa voz para denunciar todas as formas de opressão e injustiça, e participar das lutas para a construção de uma nova sociedade, a Civilização do Amor, baseada na prática da Justiça Social e da promoção da Paz.” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser!)


Caros Irmãos e Irmãs da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem!


Abrimos o mês de Dezembro, último do ano e mês do nascimento de Jesus com a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, uma segunda edição de um projeto da Subsecretaria Nacional de DHJUPIC que deu muito certo no ano passado. Houve uma mobilização em que grande parte das Fraternidades Locais aceitaram a missão e arregaçando as mangas se colocaram a serviço de Deus nas diversas realidades onde se faziam presentes. Com quantos frutos bonitos fomos agraciados!

Esse ano a Jornada tem o enfoque um pouco mais direcionado e ainda mais franciscano; a proposta desse ano é que as Fraternidades trabalhem dentro do período proposto (de 01 a 10 de dezembro) a temática da Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema: “Fraternidade e Vida no Planeta”.

De modo geral, nossa 2ª Jornada tem a função de lembrar a todas as Fraternidades desse imenso país que a Campanha da Fraternidade não é um grito que a Igreja dá durante a Quaresma e que se cala após o Domingo de Páscoa, mas que são temáticas que devem ser trabalhadas durante o ano todo e que devem promover uma conscientização, uma mudança de atitude da Igreja e da Sociedade a partir do tema celebrado, e também desafiar a todas as Fraternidades a se moverem diante da situação e da realidade onde estamos inseridos.

Não somos um “grupinho de sala de reuniões”, somos Fraternidades franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação a partir de “atitudes corajosas”, então nesse período convocamos todos os jufristas, a, de maneira prática, fazerem essas temáticas serem pensadas e trabalhadas, onde estamos, de norte a sul do país, vamos ser agentes na defesa e proteção da Terra, nossa Mãe e Irmã, que “geme em dores de parto”.

Portanto, pensem e organizem as ações de maneira prática, vivenciem de maneira profunda, registrem e enviem as notícias ao Secretariado, para que sejam postadas nos sites e blogs nacionais e regionais, e assim partilharmos as ações da nossa Jornada.

Ainda na alegria da celebração dos 40 anos da JUFRA do Brasil e na esperança de uma frutuosa Jornada Nacional, com meu fraterno e carinhoso abraço,


Alex Sandro Bastos Ferreira, OFS/JUFRA
Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil
O que achou?

0 comentários: