REVIRANDO O BAÚ, VISITA AO PARANÁ, BERÇO DA JUVENTUDE FRANCISCANA

A comemoração dos 40 anos da Juventude Franciscana no Brasil é um convite para “revirar o baú” de nossa história e mergulhar nas raízes do nosso movimento. Nesse sentido, é que nós, Alex Bastos e Mayara Ingrid, estivemos nos dias 10 e 11 de setembro na cidade de Curitiba-PR, para visitar Ivone Barszcz, primeira secretária executiva da JUFRA do Brasil, e conhecer mais profundamente a história do Frei Eurico de Mello, OFMcap, o entusiasta do nosso movimento no Brasil. Contamos com a acolhida, muito receptiva, da Ivone e toda sua família.

Nossa primeira parada foi o convento dos frades capuchinhos onde conversarmos com Frei João Daniel Lovato, que conviveu diretamente com Frei Eurico e o substituiu na assistência da SEARA (movimento de mulheres leigas consagradas fundado por Frei Eurico de Mello). Nessa rica conversa, Frei Lovato nos contou do ânimo que Frei Eurico tinha com a JUFRA, de suas idéias inovadoras, de sua dedicação tanto com os jovens da JUFRA quanto com os jovens frades estudantes, no qual ele ensinava filosofia.


Seguimos, para a casa da Ivone, onde mergulhamos diretamente na história da JUFRA, a partir das fotos que ela nos mostrou, e de dois livros escritos pelo próprio Frei Eurico, que sintetiza o início da JUFRA, um material riquíssimo e que tivemos a graça de conhecer. Frei Eurico, publicou em 1973 o livro “Os jovens procuram Cristo” para o Movimento Nacional de Juventude Franciscana, o qual ele conta com detalhes os primeiros anos de nosso movimento e faz o delineamento de toda a estrutura da JUFRA. Descobrimos também um pequeno livreto que trás uma coletânea dos “Documentos Básicos da Juventude Franciscana no Brasil” (1973) que contém o Esquema Funcional da JUFRA, Manifesto da Juventude Franciscana, Organograma das hierarquias da JUFRA, dentre outros. Na conversa com a Ivone foi possível relembrar o início da JUFRA, quando ela foi enviada para o congresso da OFS de obediência Capuchinha e então nomeada, por Frei Pascal Riwalski (ministro geral), presidente nacional da JUFRA. Ela nos contou que ficou no serviço até o final de 1972, quando então deixou o cargo, que foi assumido pela jovem Maria de Lourdes de Paula, jufrista membro da SEARA, que a partir de então ficou liberada inteiramente para o trabalho da coordenação dos dois movimentos. Foi nessa época, que a jovem Maria de Lourdes viajou pelo país com Frei Eurico, para acompanhar as fraternidades já existentes e expandir nosso movimento.


No segundo dia fomos conhecer o Eremitério Santa Clara, construído literalmente por frei Eurico (ele foi pedreiro, carpinteiro, eletricista, colocando pedra por pedra) para a SEARA, um local de oração e contemplação, simplesmente incrível. É impossível explicar em palavras os sentimentos vividos ao percorrer aquele local, cada árvore, cada cantinho, cada frase nos revela a presença de Deus. Fomos acolhidos pelas irmãs Clairê e Lídia da SEARA, que nos abriu a casa e toda a história que possuíam. Encontramos agendas escritas pelo próprio Frei Eurico onde ele registrava as viagens feitas pela JUFRA, muitas fotos com os jovens da JUFRA, áudios de palestras dele para os jovens, registros únicos que até então eram desconhecidos de todos nós. Infelizmente as horas passaram muito rapidamente diante de tantas coisas novas que estávamos descobrindo e revivendo. Com certeza, apesar de pouco tempo, vivenciamos momentos emocionantes que reafirmaram nosso desejo de continuar construindo a história da Juventude Franciscana. Ficou também a certeza do quão é importante fazer esse resgate histórico da JUFRA, afinal “só amamos, o que conhecemos”. Refazer a história da JUFRA representa uma oportunidade de resgatar tantos jovens, leigos, religiosos, homens e mulheres que doaram um pouco de suas vidas para construir essa história, que se chama Juventude Franciscana.

Mayara Ingrid Sousa Lima

Sub. Nacional de Formação da JUFRA



Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL