sexta-feira, 29 de julho de 2011

FBJ E FUNDAÇÃO DA FRATERNIDADE INSTRUMENTOS DA PAZ – PENEDO/AL

É com muita alegria que a Juventude Franciscana comemora a fundação da Fraternidade Instrumentos da Paz, na cidade de Penedo/AL, no último dia 23 de Julho de 2011. Buscando viver o Santo Evangelho, imitando os passos de São Francisco e Santa Clara de Assis, alguns jovens foram chamados a vivenciar a experiência da JUFRA. Felizes e motivados pelo carisma, há seis anos começaram a entender o ideal de Francisco de Assis e os sentidos e valores de viver em fraternidade e foi com um olhar de águia que chegaram até aqui, aprendendo e crescendo com o privilégio da forte presença da OFS e da OFM, entendendo a partir do encontro de FBJ que a caminhada é longa e que o importante está exatamente em caminhar.



O Regional NEB1(PE/AL) que ao assumir seu papel, acompanhou os jovens para assumirem uma nova etapa, motivando a nova fraternidade a seguir fazendo o necessário, o possível e acreditando que com Deus pode-se o impossível. Para tanto a fraternidade também destaca a contribuição do irmão Secretário Nacional, Alex Bastos, que fez o elo entre os jovens e o regional. Por fim entende-se que só Deus poderia ser o grande Mestre de toda obra realizada na vida de nossa fraternidade, por isso para Ele toda honra e toda glória.




Na sexta do dia 22 os irmãos do regional, Lucianita Macena - Secretária Regional, Ívia Mayara - Subsecretária Regional de Formação e Frei Wellington Buarque, OFM - Assistente Espiritual Regional, inciaram o encontro de formação básica, sendo no sábado todo momento formativo do encontro, contando ainda com a presença de dois frades da terra, Frei Denis e Frei Edilson, que contribuíram com o encontro tanto em sua organização quanto na formação.



No convívio fraterno ocorreu a troca de experiências do encontro e um luau ao som de uma boa múscia. No domingo às 06h00min os jufrista animaram a Liturgia da Missa, presidida pelo Assistente Espiritual Local, Frei Zezinho, que junto a Equipe Formativa do Regional conduziu no claustro do convento Santa Maria dos Anjos o rito de compromisso da Juventude Franciscana. Por fim aconteceu a Assembleia Eletiva da fraternidade seguida de um almoço, doado pela irmã terceira, Maria Gorete Santos e com a presença de alguns irmãos da OFS local.

É importante ressaltar que durante o emocionante e renovador encontro nós pode-se perceber que vale apena viver a fraternidade, desafio lançado por Jesus e depois por Francisco há tantos anos, e que a luta de ser um pouco de Francisco dentro e fora de nós mesmos, continua e sempre haverá nesse mundo tão sedento de amor.

"Confiantes pela fé e motivados pelo amor nos colocamos a serviço da JUFRA do Brasil, agora de forma oficial.”


Paz e bem!
Fraternalmente,
Washington Lima dos Santos
Subsecretário Local de DHJUPIC
O que achou?

0 comentários: