JUFRA do Brasil emite Nota de Repúdio sobre Código Florestal e Assassinatos de Defensores/as de DH

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP
CEP: 01005-010

NOTA DE REPÚDIO

A/C: A Sociedade Brasileira
Assunto: Código Florestal e Assassinatos de Defensores/as de Direitos Humanos

“Ai daqueles que, deitados na cama, ficam planejando a injustiça e tramando o mal! É só o dia amanhecer, já o executam, porque têm o poder em suas mãos.” (Miqueias 2,1)

Santa Rita / PB, 27 de Maio de 2011.

Irmãs e irmãos!
Paz e Bem,

Temos visto e vivido nos últimos dias fatos que nos deixaram em extrema preocupação: a aprovação das mudanças no Código Florestal brasileiro e o assassinato de trabalhadores/as e defensores/as dos Direitos Humanos.

Sob as ordens do agro-hidro-negócio, a Câmara Federal aprovou, por 410 votos a favor e 63 contra, as alterações no Código Florestal brasileiro, pondo em risco a biodiversidade do país e favorecendo os poderosos latifundiários, madeireiros e fazendeiros que desmatam, abusam dos recursos naturais e enganam, exploram, ameaçam, perseguem e matam nosso povo!

Sob estas mesmas ordens, irmãos e irmãs nossos/as, militantes e trabalhadores/as, estão sendo assassinados/as por defenderem os direitos dos povos e da Mãe Terra. Só nesta semana, foram mortos/as, no dia 24 de maio, José Cláudio e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, Pará, e neste 27 de maio, Adelino Ramos, em Porto Velho, Rondônia.

Sendo assim, somos interpelados/as a demonstrar publicamente nossa posição de jovens cristãos/as franciscanos/as: Repudiamos firmemente estes fatos! As Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular, Artigo 22, Item 2, nos orientam: “Tomem posições claras quando a pessoa humana é ferida na sua dignidade em virtude de opressão ou indiferença, qualquer que seja sua forma. Ofereçam seu serviço fraterno às vítimas da injustiça.”

“Declaramos a nossa firme vontade de construir a justiça e a paz a nível pessoal, familiar, social e político, inspirando-nos nas exigências cristãs da caridade.” (Manifesto da JUFRA do Brasil, Item 15). Exigimos a apuração dos crimes, o combate a impunidade, a resolução dos casos, e a urgente proteção às testemunhas e defensores/as ameaçados!!!

Estaremos sempre vigilantes e atentos! “(...) comprometendo-nos a ser voz profética que anuncia a libertação integral do homem e denuncia todo abuso de poder e qualquer violência à vida e a dignidade da pessoa.” (Manifesto da JUFRA do Brasil, Item 18).

“JUFRA do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da História”

Fraternalmente,

Alex Sandro Bastos Ferreira
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
da Juventude Franciscana do Brasil



Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC
da Juventude Franciscana do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL