JUVENTUDE DO LARGO SÃO FRANCISCO REALIZA VIA SACRA DA JUVENTUDE

Ocorreu neste sábado a 1ª Via Sacra da juventude na Paróquia São Francisco, organizada pela Fraternidade JUFRA das Chagas e pelo Grupo de Jovens São Francisco de Assis. A Via-Sacra teve início com a celebração eucarística de Domingo de Ramos e a abertura da Semana Santa, tudo ocorreu num clima orante e reflexivo, a cada estação ao contemplar as dores e passos da Paixão de Jesus Cristo, se refletia também um pouco sobre as diversas dores e quedas da juventude e da sociedade atual, houve a participação da catequese, jovens de diversas regiões e paróquias da cidade, assim como paroquianos da igreja de São Francisco.



Para auxiliar nas reflexões das estações foram utilizados vídeos, músicas, reflexões preparadas pelos jovens, e encenações teatrais, nas estações nas quais se refletem as quedas de Jesus foram feitas analogias às quedas dos jovens e das dificuldades da atualidade em sintonia também com a proposta da Campanha da Fraternidade 2011. A via sacra foi dirigida por frei Alvaci Mendes da Luz, assistente espiritual da JUFRA das Chagas.



O objetivo da mesma foi trazer presente a pessoa do Cristo, vivente e operante também na figura dos homens e mulheres de hoje que sofrem na busca de melhores condições de vida, de trabalho digno, estudo e tempos melhores e de uma sociedade justa e fraterna. Foi bastante recordada a figura de Maria mãe de Jesus, presente também em tantas mulheres dos nossos dias, que se deparam diante de seu filho, vítima de injustiças, do álcool, das drogas e conseqüentemente da morte prematura.



“Os jovens são os maiores evangelizadores dos outros jovens” embasados nesta mensagem do Papa João Paulo II esta via sacra também foi um momento forte de evangelização para a juventude das diversas regiões de São Paulo, houve vasta divulgação pelos meios de comunicação, convidando os jovens a participação deste momento, o que o tornou não só uma reflexão orante mas também um momento de apostolado.

Dessa forma, orante-refexiva e evangelizadora os jovens do largo São Francisco iniciaram a semana santa, também convidando a comunidade paroquial a não se esquecerem de que Jesus se faz presente na Juventude e da importância de todos unirem forças para rezar com eles e por eles, visando não só um futuro melhor, mas, um presente onde a igreja possa sempre contemplar o rosto de Deus que se desenha nela através da Juventude.



“Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.” (Bento XVI – Aos jovens brasileiros no estádio do Pacaembu).


Alex Bastos
Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil
Fraternidade JUFRA das Chagas - São Paulo/SP

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL