sexta-feira, 1 de abril de 2011

33º Capítulo Nacional da OFS


Foi realizado no período de 25 a 27 de março de 2011, no Colégio Regina Coeli, no bairro carioca da Usina, o 33º Capítulo Nacional da OFS; que nesta edição foi avaliativo. Para tal avaliação os franciscanos seculares da quase totalidade dos dezesseis regionais, refletiram o tema “Nossa Regra é nossa Vida” e o lema “Revendo os passos dados”.

Além do encontro de irmãos, presença marcante da Fraternidade; e das celebrações eucarísticas diárias – uma delas (a do sábado) que, votiva a Santa Clara, contou com a presença de Irmã Terezinha, clarissa do Mosteiro da Gávea; os momentos mais fortes do Capítulo foram a palestra do tema principal, que teve o presidente da Conferência dos Assistentes Nacionais da OFS, Fr. Almir Ribeiro Guimarães, OFM, como pregador, e também a mesa redonda abordando temas do dia-a-dia das fraternidades seculares, como “O ministério das visitas fraterno-pastorais e capítulos avaliativos”, “Correção fraterna”, “Corresponsabilidade fraterna” e “Os que ficam e os que se afastam”; temas estes que foram provocados respectivamente por Antônio Benedito Bitencourt (Ministro Nacional), Fr. José de Arimateia Feitoza, OFMConv. (Assistente Nacional), Denize Gusmão (Ministra da Região Sudeste 3) e Fr. Manuel José Farias Lopes,TOR (Assistente Nacional).



Por proposta do irmão Paulo Machado da Costa e Silva, Assessor Especial do Conselho Nacional, ex-Ministro Nacional, os capitulares aprovaram a criação da “Comissão Nacional da Memória Histórica e Biográfica da OFS do Brasil” e da mobilização em todas as fraternidades do país para a comemoração dos 40 anos da unificação da OFS do Brasil, ocorrida em 04 de fevereiro de 1972.

Nas moções aprovadas pelos capitulares, destacam-se as de agradecimento ao Fr. João Franco Frambi, OFMCap., que deixa agora a Assistência Espiritual Nacional, pelos longos anos de dedicação à OFS; e uma outra, aos irmãos do Regional Sudeste 2 (RJ/ES) que integraram a Comissão Organizadora do Capítulo. A OFS do Brasil, através de seus capitulares, também parabenizou a JUFRA pela celebração dos 40 de sua fundação no Brasil, e se colocou em sintonia para a celebração desse aniversário que será realizado de 21 a 23 de outubro de 2011 nas cidades de Guaratinguetá e Aparecida (SP).



Também foram elencadas uma moção de Solidariedade ao povo japonês, pelas vítimas das catástrofes naturais; e uma moção de solidariedade fraterna à Província Santo Antonio do Brasil perda do Fr. Anísio Freire, Assistente Espiritual da Fraternidade São Francisco da cidade de Campina Grande(PB), entre outras.

Foi determinado que em todo o Brasil, as fraternidades mantenham as prioridades fixadas no 32º Capitulo Nacional, realizado em Manaus (PA), em agosto de 2009, a saber: Ação missionária do franciscano e da franciscana seculares; revigoramento das reuniões mensais e da vida fraterna; e promover a consciência ambiental. E além desses temas, foi recomendada atenção especial aos temas secundários citados acima, debatidos neste Capítulo através das mesas redondas.


Baseado ainda nas reflexões feitas pelos capitulares sobre o tema principal deste 33º Capitulo Nacional, “Nossa regra é nossa Vida”, o mesmo orienta aos irmãos para que não percam de vista a necessidade de uma reflexão constante acerca de uma postura de conversão que nos leve a acentuar sempre os traços do Franciscano Secular, da minoridade, pobreza, simplicidade e índole secular, nas realidades temporais, valorizando e observando nossa regra, que é “medula do evangelho”, conscientes da necessidade da constante dinâmica de passar “do Evangelho a vida e da vida ao Evangelho.

O Capítulo foi encerrado por volta do meio-dia do Domingo, após ter sido escolhida a data e a sede do 34º Capítulo Nacional da OFS, que deverá ser realizado de 24 a 26 de agosto de 2012 na cidade de Brasília (DF).
O que achou?

0 comentários: