IX Encontro da Área Sul

Aconteceu entre os dias 05 e 07 de março, na cidade de Céu Azul-PR, o IV Encontro da Área Sul da JUFRA do Brasil, com o tema: “JUFRA Área Sul: renovando o carisma no berço da JUFRA do Brasil”. O encontro contou com a participação de 6 jovens do regional Sul 1 – Paraná, das cidades de Foz do Iguaçu e Céu Azul; 2 jovens do regional Sul 2 – Santa Catarina, da cidade de Florianópolis; e 9 jovens e dois adultos do regional Sul 3 – Rio Grande do Sul, além da participação de membros da OFS de Porto Alegre-RS e Céu Azul-PR e frades da cidade de Céu Azul-PR.


A manhã de sábado iniciou com cadastramento e acolhida da fraternidade de Céu Azul. A oração inicial foi feita pelo Anderson, secretário fraterno regional Sul 1 e pela Gleice, Subsecretária regional de Formação. Após a oração, houve as apresentações dos regionais conduzida pelo Anderson e Jamille, subsecretária nacional para a Área Sul conduziu um momento de reflexão sobre o que é fraternidade e fazendo um questionamento sobre qual é nossa responsabilidade como jufristas para que esta fraternidade ocorra. A tarde iniciou com um passeio até a Gruta N. S. de Lourdes e trilha ecológica. Voltamos às atividades com a oração do Leonardo, secretário interino regional Sul 2, sobre a importância de pararmos para refletir e rezar. Após a oração o secretário fraterno nacional, Alex Bastos, iniciou um momento de formação, falando sobre os 40 anos da JUFRA do Brasil, fazendo diversos questionamentos para serem trabalhados em grupos. Após esta atividade, recebemos outra formação, nos apresentada pelo Frei Evandro (Céu Azul-PR) que falava sobre o que é realmente ser franciscano, utilizando inclusive leituras do testamento de São Francisco de Assis e do Evangelho, além de trabalho nos grupos. Frei Evandro nos deixou uma importante lição que serve para nossa vida como franciscano: 1° Refletir sobre onde queremos chegar. 2° Calcular que preço devemos pagar para chegar até lá. 3° Pagar este preço.

Dando continuidade ao encontro, Leonardo e Laís (Sul 2) fizeram uma divertida dinâmica, onde eram colados nas costas de cada irmão uma frase (“Sou carente”, “sou lindo”, “sou o melhor”, “sou doente”, “sou drogado”, “sou tímido”). Depois de coladas as frases devíamos andar vendo as frases dos outros irmãos, sem ter conhecimento da nossa e tomar alguma atitude à respeito da frase do nosso irmão, e posteriormente tentar descobrir o que dizia em nossa frase, a partir da maneira como nossos irmãos nos trataram durante a brincadeira. Essa dinâmica nos fez refletir sobre a forma como estamos recebendo os diversos tipos de pessoas em nossas fraternidades. À noite, realizamos um Irmão Secreto e após um divertido carnaval franciscano, com muita música, alegria e descontração. Também foi um momento de convívio fraterno em que os irmãos puderam se conhecer melhor e trocar idéias e experiências.

No segundo dia do Encontro, Domingo, os jufristas acordaram cedo e seguiram para a Missa na Igreja Matriz de Céu Azul, no Centro do município. Chegando lá, participaram de uma carreata com carros e camionetes em função do encerramento das Missões Capuchinhas nas comunidades da Igreja. Na Santa Missa, celebrada em cima da carreta de um caminhão, cada uma destas comunidades trouxe seu Santo padroeiro, que era aplaudido e exaltado cada vez que citavam seu nome.

No retorno à casa de retiros, após o almoço, Jamille, juntamente com os jovens da fraternidade Utopia de Santa Maria (Arthur, Luiz, Caio, Endyel, Andrielli e Markiel), conduziu a oração da tarde, em comunhão com os jovens do Encontro das Áreas Área Nordeste A e B, os quais faziam esta mesma oração. Após a oração em comunhão, foi feita a leitura do Cântico das Criaturas, para concluir com um momento de louvor . Na seqüência, Alex apresentou o slogan do tema dos 40 anos da JUFRA no Brasil e a Cartilha para Formação de Novas Fraternidades. Na parte das avaliações dos Regionais, o Sul III (RS) enalteceu as diversas atividades que vêm desenvolvendo, bem como o possível surgimento de Fraternidades em Pelotas e em Porto Alegre; ressaltando a importância do apoio que tem recebido da OFS regional e local; o Sul II (SC) citou como dificuldades a falta de diálogo com a OFS a nível Regional e Local, bem como o pouco contato com os Freis. Todavia, narrou como pontos positivos o crescimento do Regional, hoje com uma Fraternidade oficializada no Centro de Florianópolis e Fraternidades iniciantes em Santo Amaro da Imperatriz, Lages e Joinville. Ainda como ponto a se destacar, citou o desejo do Frei Cácio Petekov (OFM Cap), Pároco da Trindade, também em Florianópolis, em iniciar uma Fraternidade em sua comunidade; o Regional Sul I (PR), falou das dificuldades financeiras pela qual vem passando, bem como dificuldades em reunir sua equipe do Secretariado, em virtude da distância e da falta de comunicação entre os Subsecretários. Como luzes, narrou o nascimento de uma Fraternidade em União da Vitória. Ao término das apresentações, foram discutidas algumas idéias para maior contato entre os 3 Regionais que formam o Sul.



No final da tarde, os Regionais Sul I e Sul II conduziram a avaliação do encontro com o método “que bom, que pena, que tal”. Dentre os itens citados como bons, destaque para a ‘confraternização entre os irmãos’, os ‘momentos de orações’, as ‘amizades’, ‘o contato com a natureza’ e, especialmente, a ‘acolhida calorosa dos jufristas do Paraná’. Já entre as sugestões: ‘fazer um ou dois encontros de Área ao ano, com até três dias de duração’ e ‘ter a ousadia de Francisco de Assis com relação à natureza e aos irmãos’. Por fim, entre os itens que poderiam ser melhorados, foi citada a ‘pequena quantidade de jovens do Paraná e de Santa Catarina’. À noite, o Secretário Fraterno Nacional e a Subsecretária Nacional para a Área Sul fizeram a visita ao Regional Sul I. À noite, após uma belíssima Adoração ao Santíssimo Sacramento, aconteceu o convívio fraterno, com alegria, brincadeiras e confraternização.

Na segunda pela manhã os jufristas se dirigiram à cidade de Foz do Iguaçu, para curtirem um passeio nas Cataratas do Iguaçu. Alguns jufristas ainda foram conhecer o Paraguay. À noite os jufristas que ainda estavam na cidade se reuniram em uma pizzaria para um convívio fraterno e para despedidas.

Ficou decidido que o próximo encontro de Área será realizado no ano de 2012, na cidade de Florianópolis-SC.

PAZ E BEM!


Jamille Mateus Wiles
Subsecretária Nacional para a Área Sul
Secretária Fraterna Regional Sul 3

Leonardo Contin da Costa
Secretário Interino Regional Sul 2

Comentários

Ander - Pr disse…
Ficou 1000000... a notícia...
paz e bem...

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL