terça-feira, 29 de março de 2011

Encontro do Governo Geral com as Conferências da Ordem dos Frades enores



O encontro do Governo Geral com as Conferências da Ordem é uma das decisões do último Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores (cf. mandato 4), com a finalidade de suscitar maior diálogo e comunhão entre o Governo da Ordem as Entidades. Para levar a cabo este mandato, a Conferência Brasileira e a Conferência do Cone Sul (Províncias, Custódias e Fundações do Brasil, da Argentina, do Chile e do Paraguai) estão reunidas na Casa de Formação da Diocese de Manaus – AM, desde o último, dia 27 de março de 2011.

O encontro terá a seguinte temática:

Dia 28 de março: Olhando a vida das Conferências e da Ordem (Ver)

Na parte da manhã, os presidentes das Conferências do Brasil e Cone Sul (Frei João Inácio e Frei Gustavo) apresentaram um relatório sobre a vida franciscana de suas respectivas Conferências: os projetos comuns, os ganhos, as dificuldades, as desistências, os desafios, os mandados do Capítulo Geral.



No período da tarde, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodriguez Carballo, partilhou sua reflexão com todos os Ministros Provinciais e Custódios, acentuando as seguintes questões:

•A Identidade Franciscana (mandato 2): identidade contemplada à luz da experiência de fé de Francisco de Assis, das Constituições Gerais e dos sinais dos tempos.

•A profecia da Fraternidade – Fraternidade que é portadora do dom do Evangelho

•A revitalização ou refundação das nossas estruturas: redimensionar asestruturas à luz da vida e não redimensionar a vida em função das estruturas. Fraternidades humanizadas e humanizantes – rever o todo do processo formativo nas entidades; não sacrificar as fraternidades formativas em função de atividades; acompanhar os irmãos com dificuldade.

•A Evangelização

•Abandonos - Educar para a Fidelidade – Por que somos a Ordem que tem maior número de abandonos na Igreja? Analisar profundamente as causas das ‘desistências’ e, ao mesmo tempo, nos questionar: por que nós continuamos? Acompanhar mais e melhor os nossos jovens.



Sobre a questão dos abandonos, Frei Michael Perry, Vigário Geral da Ordem, trouxe sua contribuição. Ele é o coordenador de uma comissão que iniciou um trabalho para responder ao mandado 48 do CapítuloGeral, isto é, o de apresentar à Ordem um estudo mais aprofundado sobre as causas e razões dos abandonos na Ordem.

Dia 29 de março: Aprofundando as situações da nossa vida
Dia 30 de março: Sentindo a realidade da Amazônia
Dia 31 de março: Elaborando novos compromissos

Ao término deste encontro, a Conferência Brasileira permanecerá mais 05 dias em Manaus para dar continuidade aos trabalhos mais específicos da Conferência.

Frei Fidêncio Vanboemmel (redação e fotos)
O que achou?

0 comentários: