Encontro do Governo Geral com as ConferĂȘncias da Ordem dos Frades enores



O encontro do Governo Geral com as ConferĂȘncias da Ordem Ă© uma das decisĂ”es do Ășltimo CapĂ­tulo Geral da Ordem dos Frades Menores (cf. mandato 4), com a finalidade de suscitar maior diĂĄlogo e comunhĂŁo entre o Governo da Ordem as Entidades. Para levar a cabo este mandato, a ConferĂȘncia Brasileira e a ConferĂȘncia do Cone Sul (ProvĂ­ncias, CustĂłdias e FundaçÔes do Brasil, da Argentina, do Chile e do Paraguai) estĂŁo reunidas na Casa de Formação da Diocese de Manaus – AM, desde o Ășltimo, dia 27 de março de 2011.

O encontro terĂĄ a seguinte temĂĄtica:

Dia 28 de março: Olhando a vida das ConferĂȘncias e da Ordem (Ver)

Na parte da manhĂŁ, os presidentes das ConferĂȘncias do Brasil e Cone Sul (Frei JoĂŁo InĂĄcio e Frei Gustavo) apresentaram um relatĂłrio sobre a vida franciscana de suas respectivas ConferĂȘncias: os projetos comuns, os ganhos, as dificuldades, as desistĂȘncias, os desafios, os mandados do CapĂ­tulo Geral.



No período da tarde, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodriguez Carballo, partilhou sua reflexão com todos os Ministros Provinciais e Custódios, acentuando as seguintes questÔes:

•A Identidade Franciscana (mandato 2): identidade contemplada Ă  luz da experiĂȘncia de fĂ© de Francisco de Assis, das ConstituiçÔes Gerais e dos sinais dos tempos.

•A profecia da Fraternidade – Fraternidade que Ă© portadora do dom do Evangelho

•A revitalização ou refundação das nossas estruturas: redimensionar asestruturas Ă  luz da vida e nĂŁo redimensionar a vida em função das estruturas. Fraternidades humanizadas e humanizantes – rever o todo do processo formativo nas entidades; nĂŁo sacrificar as fraternidades formativas em função de atividades; acompanhar os irmĂŁos com dificuldade.

•A Evangelização

•Abandonos - Educar para a Fidelidade – Por que somos a Ordem que tem maior nĂșmero de abandonos na Igreja? Analisar profundamente as causas das ‘desistĂȘncias’ e, ao mesmo tempo, nos questionar: por que nĂłs continuamos? Acompanhar mais e melhor os nossos jovens.



Sobre a questão dos abandonos, Frei Michael Perry, Vigårio Geral da Ordem, trouxe sua contribuição. Ele é o coordenador de uma comissão que iniciou um trabalho para responder ao mandado 48 do CapítuloGeral, isto é, o de apresentar à Ordem um estudo mais aprofundado sobre as causas e razÔes dos abandonos na Ordem.

Dia 29 de março: Aprofundando as situaçÔes da nossa vida
Dia 30 de março: Sentindo a realidade da AmazÎnia
Dia 31 de março: Elaborando novos compromissos

Ao tĂ©rmino deste encontro, a ConferĂȘncia Brasileira permanecerĂĄ mais 05 dias em Manaus para dar continuidade aos trabalhos mais especĂ­ficos da ConferĂȘncia.

Frei FidĂȘncio Vanboemmel (redação e fotos)

ComentĂĄrios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL