INÍCIO #JUFRA50TÃO REDE DE BENFEITORES DOWNLOADS
some text

Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL

Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP

CEP: 01005-010


Ofício 01/2011

A/C: Fraternidades Regionais e Locais

Assunto: Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste


“Religião pura e sem mancha diante de Deus, é esta:

socorrer os órfãos e as viúvas em aflição (...)”

(Tiago 1,27)


Santa Rita/PB, 13 de Janeiro de 2011.


Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,

Paz e Bem,


É lamentável que mais uma vez iniciemos um novo ano com velhas notícias de situações tristes e desoladoras. Acredito que todos/as nós estejamos acompanhando as notícias sobre a situação das famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste, com maiores danos no Rio de Janeiro, mas também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.


A cena que se repete todo ano nos mostra a lamento das famílias vitimadas, o desespero dos sobreviventes e o descaso dos poderes públicos que, mesmo tendo o mapeamento das áreas de risco, não concretizam um projeto sério de urbanização e ordenamento das cidades. Resultado disso? Já são pelo menos 500 mortos. E, de acordo com a Defesa Civil, em todo o Sudeste, já são mais de 1 milhão de pessoas atingidas, a mercê dos deslizamentos e do desabrigo.


Segundo Dom Filippo Santoro, bispo da diocese de Petrópolis-RJ, “Muitas regiões ainda não foram visitadas porque é impossível o acesso, pois os rios bloquearam os caminhos. Sabe-se que tem pessoas, mas não há como alcançá-las. Por isso, juntamente com os bombeiros, os padres e a comunidade estão tentando ajudar a todos”.

Diante desse cenário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançaram uma campanha nacional de emergência, a “SOS Sudeste” visando a mobilizar ajuda para a população afetada pelas chuvas. Como de costume, as doações podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal:


Agência 1041

Operação 003

Conta Corrente 1490-8


ou ainda no Banco do Brasil:


Agência 3475-4

Conta Corrente 32.000-5


O bispo Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira, sugeriu que se faça uma coleta comunitária, em dia escolhido por cada diocese e, como data conveniente, propôs o último domingo deste mês, dia 30 de janeiro.


Em resposta solidária a esta situação de irmãs e irmãos nossos, convocamos todas as Fraternidades Regionais e Locais da JUFRA do Brasil a se empenharem nesta parceria de solidariedade com o Sudeste. Procuremos as nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, nos informemos junto a Cáritas e CNBB Regionais e divulguemos esta campanha pela Vida. E, em comunhão solidária, rezemos.


Fraternalmente,


Emanuelson Matias de Lima

Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil


Comentários

DESTAQUES

some text

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana da INAFRA ❤️💙💛💚

Economia de Francisco e Clara: organizações católicas lançam plataforma virtual para fortalecer iniciativa do Papa Francisco

Mensagem para o Dia de Santa Clara ✨


BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL

VÍDEOS