1ª Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos



Estão aqui contidas as principais informações e orientações sobre os procedimentos para a realização da 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, promovida pela Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil, através das Subsecretarias Nacional, Regionais e Locais de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC).

A Jornada é fruto da reflexão e encaminhamento dado em reunião on-line nacional do DHJUPIC da JUFRA do Brasil, reunião que contou com a representação de diversos Regionais. Será realizada anualmente entre os dias 01 e 10 do mês de dezembro, encerrando no dia 10 por ser o Dia Universal dos Direitos Humanos, e trazendo novamente à tona a temática da Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB ou CONIC, do referido ano.

Em 2010, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, tratou do tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24), portanto a Jornada de 2010 refletirá o tema: “Por uma Economia a Serviço da Vida!” e o lema: “Nada de vós retenhais para vós mesmos!” (São Francisco de Assis).

O tema, lema, cartaz e materiais diversos são produzidos nacionalmente com participação dos Regionais, mas as ações durante a Jornada serão em âmbito local. Ou seja, cada Fraternidade Local escolherá um ou mais dias (entre 01 e 10 de dezembro) para organizar alguma(s) atividade(s) como parte integrante da Jornada, por exemplo, encontro de formação, celebração, noite cultural, vigília de oração e reflexão, luau, caminhada de mobilização, refeição fraterna, exposição fotográfica, CINE-JUFRA, visitas em escolas, presídios, comunidades de periferias, acampamentos de trabalhadores/as rurais, hospitais, asilos, etc... tratando as questões referentes ao tema e lema nacionais. As atividades serão preparadas localmente de acordo com a realidade do lugar que a própria Fraternidade Local está inserida, mas sem fechar-se exclusivamente ao seu lugar social.

É interessante que a Fraternidade Local divulgue a(s) atividade(s) desde a sua preparação, envolvendo, se possível, outras pessoas e organizações pastorais e sociais, em especial as do âmbito da Família Franciscana, como as Fraternidades da Ordem Franciscana Secular, os Frades e Irmãs/os Franciscanas/os.

A Comunicação é fundamental! Antes, durante e após a realização da(s) atividade(s) preparada(s) pela Fraternidade Local, é muito importante que enviem para o Secretariado Regional e Nacional as informações sobre a(s) atividade(s), enviando breve relato e fotos da mesma, para que tenhamos arquivado estas importantes ações locais que envolvem a JUFRA do Brasil, inclusive publicando nos Blogs das Fraternidades Locais, Regionais e Nacional.

Por fim, ficamos à disposição de todas e todos para contribuir no que for preciso, e não se esqueçam de acompanhar e, principalmente, nos enviar notícias para publicarmos nos nossos Blogs: JUFRA do Brasil: www.jufrabrasil.blogspot.com, o da Formação Nacional: www.formacao-jufrabrasil.blogspot.com e o nosso do DHJUPIC Nacional: www.dhjupic.blogspot.com

Que o Deus da Vida, defensor da Justiça e do Direito, abençoe a JUFRA do Brasil.


Fraternalmente,




Emanuelson Matias de Lima


Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil


(Em comunhão com os/as Subsecretários/as Regionais e Locais de DHJUPIC)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL