JUFRA do Brasil na XXIX Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

Queridos irmãos e Irmãs da JUFRA do Brasil

Nos dias 03,04,05 e 06 de junho ocorreu na cidade de Curitiba - PR a XXIX Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) a assembléia tem por objetivo avaliar a caminhada das diversas organizações leigas da Igreja do Brasil, e eleger a nova Presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, como a JUFRA do Brasil faz parte do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (inclusive é a única instituição juvenil que compõe o colegiado com diretor plenos) fomos convocados e nos fizemos presentes.

O encontro foi muito rico, contou com a presença quase 200 participantes membros dos diversos conselhos de leigos das diversas regiões e dioceses do Brasil e com Presidentes e representantes de 15 entidades filiadas, ainda estiveram presentes o músico Zé Vicente e o Bispo Emérito de Catanduva Dom Antonio Celso, que falou com sabedoria sobre o papel da Igreja na sociedade atual, e do papel do Leigo enquanto membro da Igreja: "Devemos amar a Igreja com amor filial, e avaliá-la com senso critico, para fazermos da Igreja sempre um lugar melhor, uma verdadeira comunidade de amor".

Alex (Sec. Nacional da JUFRA) e Dom Celso (Bispo Emérito de Catanduva)

Nas avaliações dos grupos e explanações foram traçadas diversas metas para serem cumpridas pelo laicato do Brasil e no Sábado foi instaurada a Assembléia eletiva para o próximo triênio onde a Presidência Nacional ficou assim composta:

Presidência do CNLB:

Presidente: Laudelino Augusto dos Santos Azevedo - Regional Leste II
Vice- Presidente: Marilza José Lopes Schuina - Regional Oeste II
Secretária Geral: Leila Cristina Assunção Carvalho - Regional Norte II
Tesoureiro Geral: Silvestre dos Santos Lima - Regional Sul II
Tesoureiro Adjunto: Cristiano Morales - Renovação Carismática Católica

Novo Conselho Fiscal:
Alberto Gaia - Regional NE II
Pedro Cadeira - Regional NE I
Rita R. Ragone - Organizações filiadas

Na assembléia foram discutidas diversas prioridades, inclusive ficou confirmada a necessidade da participação de mais entidades juvenis no CNLB, no mesmo há uma Comissão para a Juventude que irá trabalhar nesse sentido, diversos pontos positivos foram notados, embora o Conselho tenha ainda um grande caminho a percorrer no que tange à evangelização e inserção da juventude nos seus diversos níveis.

Alex e Laudelino Augusto (Pres. Eleito do CNLB)

A XXIX Assembléia encerrou-se com a Celebração Eucarística e posse presidida por Dom Celso Queiroz. Foi um forte momento de reflexão para os participantes e fica nossa recomendação para que os Irmãos se façam presentes e procurem nas diversas dioceses e regionais levarem a presença animada e singular da nossa JUVENTUDE FRANCISCANA, movimento leigo , católico, que quer ser Igreja!

Fraterno Abraço

Alex Bastos, OFS/JUFRA