Realizado VI CORJUFRA da Região Norte 2 - Pará Leste e Amapá

Foi realizado neste final de semana, de 21 a 23 de novembro, na Casa Bem-me-quer da OFS/JUFRA de Abaetetuba-PA, o VI Congresso Regional da Jufra Norte 2 - Pará Leste e Amapá.
Estiveram presentes seis das sete fraternidades locais que fazem parte deste Regional.
O Congresso foi iniciado na noite da setxa-feira, com a celebração eucarística de abertura, sob a presidência do Padre Davi, onde sete novos irmãos fizeram seu compromisso do jufrista diante de toda a comunidade.
Pe. Davi motivou os (as) irmãos (as) a perseverarem na caminhada franciscana, inclusive os mais antigos nas fraternidades. Mostrou alegria por estar celebrando com todos aquele momento, uma vez que a paróquia tem como padroeiro São Francisco de Assis.
Após a celebração foi feita a sessão de abertura do CORJUFRA com as equipes de serviço e as palavras de acolhida dos membros da Fraternidade Local São Francisco de Assis (Abaetetuba), do então Secretário Fraterno Regional, João Caldas e do Secretário Fraterno Nacional da Jufra, irmão Jackson dos Santos Barbosa, que presidiu este Congresso.
No sábado de manhã, foi explicitado o tema do CORJUFRA: "Jufra: Chamado e Resposta", pelo irmão Jackson Barbosa. O Secretário Nacional falou do chamado pessoal (pelo nome) que Deus faz a cada um e a resposta livre e espontânea a qual somos convidados a dar. Em seguida, foram divididos três grupos para trabalharem em cima do texto distribuído oficinas: Canto, Teatro e Desenho. As apresentações foram um sucesso.
No final da manhã, as fraternidades locais apresentaram os relatórios de atividades, assim como o Secretariado Fraterno Regional apresentou seu relatório de trabalhos do triênio 2005-2008.
Ainda na tarde do sábado, 22/11, os jufristas dos distritos deste Regional se reuniram para avaliação da caminhada regional, definir prioridades para o próximo triênio (2008-2011) e realização da prévia para o próximo Secretariado Fraterno Regional.
No período noturno, os congressistas se deslocaram até a Igreja São Francisco onde participaram da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, seguido de um convívio fraterno na casa Bem-me-quer.
No domingo, 23/11, houve o processo eletivo, tendo como resultado:
Secretário Fraterno Regional: Eliézon Mesquita (Frat. Santa Rosa de Viterbo - Capanema);
Subsecretária Regional para o 1º Distrito: Apoliana (Frat. Santa Rosa de Viterbo - Capanema);
Subsecretária Regional para o 2º Distrito: Luciléia (Frat. São Francisco de Assis - Abaetetuba).
Foram eleitos também os membros para o Conselho Fiscal.
Passada a eleição, e a parte final do Congresso, foi realizada uma celebração da Palavra,a na Igreja São Leopoldo Mandic (anexa a casa Bem-me-quer), tendo a presidência do frei Atman, OFMCap. Durante a celebração, o irmão Secretário Fraterno Nacional deu posse aos eleitos nos seus respectivos cargos/serviços, tendo agradecido a presença e a disponibilidade de todos.
O irmão Secretário Fraterno Regional, Eliézon Mesquita também agradeceu a presença de todos e a confiança que depositaram no seu serviço e nos demais irmãos eleitos para o Regional.
A irmã Luciléia, Subsecretária para o 2º Distrito, agradeceu também a todos, em nome da fraternidade local, a participação e o carinho de todos os presentes.
Após a leitura da ata, foi tirada a foto oficial do Congresso, tendo o mesmo sido encerrado com o almoço fraterno.
O próximo encontro regional (Jufrão) acontecerá nos dias 03 a 05 de julho de 2009, na Casa Santa Clara (Sede regional da OFS e JUFRA), na cidade de Belém-PA.
A Deus, honra, louvor e glória para sempre! Paz e bem!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL