Realizado I Congresso Regional da Jufra Norte 3 - Oeste do Pará


Foi realizado nos dias 15 e 16 de novembro, no Centro Santa Isabel da Hungria, na cidade de Santarém - PA, o I Congresso Regional da Jufra Norte 3.
Estavam presentes representantes de três fraternidades (Frei Juvenal e Santa Isabel) - Santarém e da Fraternidade de Monte Alegre.
O Congresso foi iniciado com a celebração da santa missa, sob a presidência do Frei Marcos, OFM (Mestre dos Postulantes OFM) na capela local.
Em seguida, o CORJUFRA foi oficialmente aberto, tendo sua sessão preparatória conduzida pela irmã Odete Patrícia (Ex-Secretária Fraterna Regional).
Em seguida, houve a reflexão do tema: "Vivendo o carisma franciscano na Amazônia", tendo como assessor o Frei Marcos, OFM.

As fraternidades locais se pronunciaram através dos seus relatórios de atividades, expondo a realidade de cada local. Percebeu-se uma reestruturação por parte deste novo Regional, dada as dificuldades no período transitório, devido principalmente a uma nova realidade.
No período da tarde (15/11) foi feita a aprovação do Estatuto Regional da Jufra, sob a presidência do irmão Jackson dos Santos Barbosa, Secretário Fraterno Nacional da Jufra do Brasil, que seguirá para aprovação do Secretariado Fraterno Nacional e posterior registro.
No final da tarde, foram feitas as prévias para a eleição.
Na manhã do domingo, dia 16/11, o irmão Jackson conduziu o processo eletivo, tendo o seguinte resultado, para o triênio nov. 2008 - nov. 2011:
Secretário Fraterno (Presidente) Regional: Marcos Rodrigo Santos Lobato (Frat. Fr. Juvenal, Santarém);
Vice-Secretária Fraterna (Vice-Presidente) Regional: Edilane dos Santos Oliveira (Frat. Fr. Juvenal, Santarém);
Conselho Fiscal: Titulares: Mara Lobato de Araújo, Odete Patrícia e Isaac Sousa Bentes.

Após o processo eletivo, os congressistas se reuniram em grupos e discutiram prioridades para o triênio que se incia:
1- Visitas Fraternas e Pastorais;
2- Formação (para formadores e jufristas);
3- Mútuas Relações OFS e JUFRA e divulgação das fraternidades da Jufra junto a OFS e sociedade;
4- Questão financeira (contribuição financeira).

Em seguida, foi realizada a missa de posse e encerramento do congresso, tendo sido os eleitos devidamente empossados pelo Secretário Nacional nos seus respectivos cargos.
A irmã Odete Patrícia agradeceu a presença de todos, assim como o irmão Rodrigo, tendo sido encerrado o I Congresso Regional da Jufra Norte 3.
O II CORJUFRA Ordinário Avaliativo ocorrerá em maio de 2010, na cidade de Santarém-PA.
A Deus, honra, louvor e glória para sempre! Paz e bem!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL