Jufrista brasileiro no Capítulo Geral da OFS

O jufrista brasileiro Anderson Moura participará, de 15 a 22 de novembro, do Capítulo Geral da OFS, em Budapeste (Hungria), juntamente com os Conselheiros Internacionais da JUFRA das outras áreas e continentes. Durante o mesmo Capítulo será eleito – além dos novos Ministro Geral, Vice-ministro Geral e Conselheiros da Presidência da OFS por área - o novo Coordenador Internacional da JUFRA, que sucederá o espanhol Xavier Ramos no serviço.

Os Conselheiros Internacionais da JUFRA - seis em todo o mundo - constituem um nível intermediário na organização entre o Coordenador Internacional e as Fraternidades Nacionais, com o objetivo de facilitar a comunicação e a representatividade dos diferentes países.

Agora, cada conselheiro internacional é eleito entre los delegados internacionais dos países de uma mesma área. Anderson foi eleito Delegado Internacional no Congresso Nacional da JUFRA do Brasil realizado do período do carnaval de 2007 em Castanhal, no estado do Pará; mesmo Congresso em que o irmão Jackson Barbosa foi reeleito Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil. Assim, o irmão do Regional Sudeste 2 (Rio de Janeiro e Espírito Santo) foi eleito em maio deste ano Conselheiro Internacional da OFS pela JUFRA da América do Sul, tendo recebido o decreto de posse em setembro.

Além de representar no Capítulo Geral da OFS as Fraternidades Nacionais da JUFRA do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela; Anderson passará a fazer parte, também por três anos, da Coordenação Internacional da JUFRA, em algum serviço de animação entre os que foram estabelecidos pelo Regulamento Internacional da JUFRA, que foi aprovado pela I Assembleia Internacional da JUFRA, realizada en Vilanova i la Geltrú (Barcelona, Espanha) em julho de 2007 - na qual a JUFRA do Brasil foi representada pelo seu Secretário Fraterno e por seu Delegado Internacional.

Anderson Moura é professor e tem 28 anos de idade. Foi um dos fundadores da JUFRA Mensageiros de S. Francisco, de Nilópolis (RJ), em 1997. Em diferentes serviços participou do Secretariado Fraterno Regional de 1998 a 2006 e do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA participa desde 2003. Como franciscano secular professo o irmão serve no Conselho Regional (Sudeste 2) como Coordenador de Comunicação. Professou a Regra da OFS pela primeira vez em 2001, e de forma definitiva em 2004, na Fraternidade N. Sra. da Imaculada Conceição de Nilópolis (RJ) - Fraternidade que celebrou no último dia de S. Francisco o seu Jubileu de Ouro de fundação.

Outros jufristas brasileiros já participaram de Capítulos Gerais da OFS. Celso Vicente Pereira, de Campo Grande (MS), em 1996 (Roma); Lind Susan dos Santos, de Aracaju (SE), em 2002 (Roma); e Ana Claudia Santos, de São Luís (MA), em 2005 (Assis). Em 1996 e 2002, como o de 2008, os Capítulos Gerais foram eletivos.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL