terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dia Nacional da Juventude

Saudações irmãos (ãs) da Juventude Franciscana do Brasil.

Paz e Bem.

Venho por meio desta convida-lhes para comemorar o Dia Nacional da Juventude, que para esse ano traz o tema: JUVENTUDE E MEIO DE COMUNICAÇÃO, o grito será: Queremos pautar as razões de nosso viver!

Os jovens são abordados nos veículos de comunicação no Brasil como pessoas sem responsabilidade, sem preocupação, violentas e alienadas. Essa é a imagem representada pela mídia para a sociedade.

Na sociedade atual, a mídia passou a ser sinônimo de poder. Grandes empresas sindicatos, movimentos sociais, instituições; enfim, vários atores sociais buscam espaço na mídia para ganhar a aprovação da opinião publica.

A quem interessa, por exemplo, retratar o jovem como violento? Qual a relação disto com a redução da idade penal? Estas são questões para as quais a Pastoral da Juventude do Brasil e todos os grupos que se preocupam com os jovens precisam olhar com carinho.

Esta reflexão está intimamente ligada aos debates de que há pelo menos um século se ocupa a teoria da comunicação, o debate em torno do “poder” que têm os veículos de comunicação. Por muito tempo foi hegemônica a idéia da mídia poderosa e onipotente, como definidora da realidade, da agenda e de comportamentos, o que ficou conhecido como Sociologia dos Emissores. Este paradigma marcou os primeiros estudos em comunicação e seus efeitos sobre os indivíduos.

O DNJ desse ano quer denunciar toda a visão equivocada sobre a juventude, e queremos colocar na pauta discussões da mídia, da sociedade, e da igreja, sua verdadeira realidade, e anunciar seus sonhos e todas as razões do seu viver: justiça, vida dignidade, liberdade, PAZ para todas as criaturas. Queremos pensar como as mídias podem ajudar a gerar vida para a juventude, e ao mesmo tempo, somos convidados a pensar e criar nossas próprias formas de comunicação.

Peço aos irmãos e irmãs que debatem esse assunto nas fraternidades e que, se ainda não, possam tomar iniciativas para que a verdadeira cara da juventude seja mostrada. Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida.


"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível."

(São Francisco de Assis)


Wesley Silva Soares

Subsecretário Nacional de Comunicação Social

O que achou?

0 comentários: