VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO OFS/JUFRA



O VII Congresso ocorreu em Cochabamba (Bolívia) de 05 a 09 de julho de 2008, sob as bênçãos do “Cristo de la Concórdia” com a presença de representantes de 10 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e República Dominicana.
Participaram aproximadamente 50 irmãos e irmãs da 1ª e 3ª ordem dos países já citados acima.
Do Brasil participaram os seguintes irmãos: José Carlos de Andrade (Ministro Nacional da OFS), Jackson dos Santos Barbosa (Secretário Fraterno Nacional da JUFRA) e Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM (Assistente Espiritual Nacional).
Foram trabalhados seis temas nesta seqüência:

Tema 1- Aspirações e anseios do povo latino-americano;
Tema 2- 800 anos do carisma franciscano;
Tema 3- O Evangelho pôs sua tenda na América Latina;
Tema 4- Santa Isabel da Hungria;
Tema 5- A profissão do franciscano secular e seu sentido de pertença;
Tema 6- Para que a OFS e a JUFRA tenham vida e a tenham em abundância.

Durante o congresso, os assistentes espirituais presentes se reuniram com o assistente geral, onde conversaram um pouco a cerca da realidade da JUFRA e OFS na América Latina.
Da Presidência do CIOFS participaram os irmãos Rosalvo Mota (Vice-Ministro Geral da OFS) e o Frei Amando Trujillo, TOR (Assistente Geral).
Foram dias de verdadeira fraternidade, onde houve espaço para as orações, trabalhos de grupos, reflexões e convívio fraterno.
No dia 08 de julho, os participantes fizeram um belo passeio por alguns pontos turísticos de Cochabamba, sendo alguns de relevância para a Família Franciscana.
O VIII Congresso latino-americano ocorrerá em 2012, na Argentina.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL