NOTA SOLIDÁRIA SOBRE A INTERDIÇÃO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE SÃO PAULO

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Fortaleza-CE

NOTA SOLIDÁRIA SOBRE A INTERDIÇÃO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DA VOT DE SÃO PAULO – SP

Tendo conhecimento da interdição da Igreja bicentenária de São Francisco das Chagas da Venerável Ordem Terceira (VOT) de São Francisco da cidade de São Paulo – SP pelos órgãos públicos daquela cidade, por meio desta quero me solidarizar, em nome do Secretariado Fraterno Nacional com todos aqueles que fazem parte da Fraternidade Local da OFS e da JUFRA que até então se reuniam naquele local. Solidarizo-me também com a população paulistana pelo fato de um importante patrimônio histórico ter sido interditado sendo este, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura.
Esse episódio nos revela o enorme descaso por parte das autoridades públicas pelo nosso patrimônio artístico e cultura, como é o caso da Igreja de São Francisco, no Centro de São Paulo-SP. Não basta apenas tombar relevantes monumentos nacionais e deixar aos cuidados do tempo, sendo necessário como todo prédio tombado uma reforma e manutenção, tendo em consideração o tempo da construção da Igreja, que remota ao século XVIII.
Por ser um importante bem, de imenso valor histórico e cultural para o povo brasileiro e mais especialmente para a Família Franciscana, conclamo a todos os irmãos e irmãs franciscanos (as) do Brasil, seja jufristas ou não a colaborarem com a restauração da Igreja e seus anexos, a fim de que aquelas fraternidades que precisam deste local, possam voltar às suas atividades normais. Ressalto também, no nosso caso da Juventude Franciscana, pelo fato da JUFRA utilizar aquele espaço para seus encontros e outras atividades. Vale ressaltar que o irmão Alex Sandro Bastos (Subsecretário Nacional para a Área Sudeste) é membro daquela fraternidade da JUFRA e da OFS.
O custo total da reforma gira em torno de R$ 36.000.000,00, mas o prédio só será liberado após serem cumpridas algumas exigências de segurança.
Segue abaixo número da conta para depósito de qualquer valor para aqueles que querem e podem ajudar voluntariamente. Aos que não podem contribuir financeiramente, resta-nos torcer para que todo aquele complexo possa ser liberado o mais breve possível.

BANCO ITAÚ Agência 0593-2 Conta-Corrente: 11.149-5
Favorecido: Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo

O Senhor nos abençoe e nos proteja. Faça resplandecer sobre nós a sua face e nos dê a sua misericórdia. Volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Derrame sobre nós as suas bênçãos, e no céu nos coloque entre os santos. O Senhor esteja sempre conosco, e nós estejamos sempre com Ele.
Um forte abraço fraterno a todos. Vosso irmão-menor e servo.
Fortaleza, CE, 23 de fevereiro de 2008.


Jackson dos Santos Barbosa, OFS/JUFRA
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL