Realizado X CORJUFRA Eletivo do Maranhão



Região NE A1 tem novo Secretariado




Aconteceu no período de 20 a 22 de julho, na cidade de Codó-MA, o X Congresso Regional Ordinário Eletivo da Juventude Franciscana da Região Nordeste A1, Maranhão.
A abertura do Congresso se deu na noite do dia 20/07, com as boas vindas dada pela Ex-Secretária Fraterna Regional, Simone Oliveira, onde a mesma expressou a grande alegria em receber o CORJUFRA em sua cidade, após 10 anos da realização da II Assembléia Regional, também ocorrida em Codó.
Ainda na noite da sexta-feira (20/07), foram feitas as apresentações das fraternidades presentes e seus jufristas, totalizando 150 congressistas neste X CORJUFRA.
Do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA, participaram deste Congresso o irmão Jackson dos Santos Barbosa (Secretário Fraterno Nacional), Frei José Otacílio Félix da Silva, OFM Cap (Assistente Espiritual Nacional) e ainda a irmã Mayara Ingrid (Subsecretária Nacional p/ Área Nordeste A), sendo esta como membro de sua fraternidade local da JUFRA, em São Luís-MA.
O irmão Ministro Regional, Ranulfo Gomes também participou do Congresso, assim como o Assistente Espiritual Regional, Frei João de Deus Garagiola, OFM Cap, Frei Juá, OFM (também Assistente Espiritual Regional). Outros frades assistentes estiveram presentes, como também irmãos da Ordem Franciscana Secular.
Na manhã do sábado (21/07), após a oração e café foi apresentado o Tema do CORJUFRA: Qual a missão de Francisco e Clara no século XXI? Lema: Juventude Franciscana e seu espírito missionário. O tema foi trabalhado pelo irmão Patrício Barros, OFS (Fraternidade N. Sra. Conceição, São Luís-MA).
Ainda no período da manhã, os Subsecretários Regionais para os Distritos apresentaram relatórios das atividades do triênio (julho 2004-julho 2007), encerrando a apresentação, com o relatório trienal do Secretariado Fraterno Regional, apresentado pela então Secretária Regional, Simone Oliveira.
Na tarde deste mesmo dia, após reunião dos Distritos, foi dado início ao processo eletivo com oração em preparação à eleição e invocação e proteção de Deus a todo o momento que seguiria.
Após oração (Fraternidade de Tuntum-MA) e oração ao Espírito Santo (conduzida pelo Assistente Nacional), foi iniciado o processo eletivo com o agradecimento do Secretariado Regional cessante, seguido da deposição dos cargos.
Todo o momento eletivo foi presidido pelo Secretário Nacional, Jackson dos S. Barbosa, onde o mesmo informou aos presentes as regras para as eleições, bem como prestou outros esclarecimentos pertinentes ao processo.
Para Secretário Fraterno Regional com, aproximadamente, 81% dos votos foi eleito o irmão Sandolini Braga (São Luís-MA), onde o mesmo irá animar e conduzir a JUFRA do Maranhão com o seu Secretariado para o triênio julho/2007 – julho/2010.
Foram eleitos também os Subsecretários Regionais para os Distritos I, II, III, IV, V e VI. Os distritos VII e VIII terão eleições para seus respectivos Subsecretários Regionais posteriormente.
Encerrada as eleições, foi realizada a celebração eucarística em ação de graças pelos eleitos, sendo esta presidida pelo Fr. João de Deus. Durante a missa, o Secretário Nacional, Jackson, deu posse aos irmãos eleitos aos respectivos cargos, com a passagem simbólica da vela com a chama que irá iluminar os irmãos durante o triênio que inicia.
Em seguida, houve o convívio fraterno (noite maranhense), com a apresentação do Bumba-meu-boi (cidade de Codó) e do Tambor de Crioula (cidade de Mirinzal).
Na manhã do domingo (22/07), aconteceu a celebração eucarística, seguida da foto oficial do Congresso.
Passado o café, foi dado continuidade aos trabalhos, com a eleição dos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal (triênio jul 2007 – jul 2010). O Secretário Nacional, Jackson, deu posse, logo em seguida aos irmãos(as) eleitos(as).
Em seguida, foram aprovadas as moções e resoluções do CORJUFRA, bem como as sedes das próximas Assembléias Avaliativas e do XI CORJUFRA.
As irmãs Mayara Ingrid (São Luis) e Vilciele (Bacabal) deram informações aos congressiats sobre a realização do Capítulo das Esteiras do Maranhão, a ser realizado em Bacabal, entre os dias 06 e 09 de setembro de 2007.
Após os agradecimentos, irmão Sandolini (Secretário Regional) encerrou o Congresso, com a benção final dada pelo Assistente Nacional, Frei José Otacílio.A Deus, louvor, honra e glória para sempre. Paz e bem!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL