Jornada na JUFRA de Lagoa Formosa-MG

A Juventude Franciscana, Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos de Lagoa Formosa-MG (Regional Sudeste 1) realizou diversas atividades durante a II Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos. No dia 27/11 aconteceu o Encontro de Formação, com o tema "Juventude e Justiça Sócio-Ambiental", e refletimos sobre a nossa realidade e quais os gestos concretos que iríamos realizar no período de 01 a 10 de dezembro. Neste encontro contamos com a participação das Fraternidades do nosso distrito: Fraternidade Alverne (Patos de Minas-MG) e Fraternidade Perfeita Alegria (Carmo do Paranaíba-MG).
Entre os dias 05/12 e 10/12 nos dividimos em grupos de quatro pessoas para realizarmos visitas no Hospital de Lagoa Formosa-MG, foi um momento em que tivemos a experiência de rezar com e para os enfermos.
No dia 06/12, para lembrar os Direitos Humanos, fizemos uma peça sobre as drogas com o apoio do PROERD, programa da Polícia para resistir às drogas e à violência, conscientizando as crianças sobre os problemas com as drogas. Durante esses dias fomos às escolas municipais fazendo peças educativas com fantoches sobre a preservação do meio ambiente. O nosso objetivo é conscientizar as crianças, que são o nosso futuro, sobre a realidade em que se encontra a natureza e, assim, em cada escola que passamos deixamos um pouquinho mais de esperança. E na Escola Municipal Zilca dos Santos Fonseca fizemos o plantio de algumas árvores nativas.
No dia 10/12, ao final da Celebração da Santa Missa das 19:00, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, distribuímos panfletos com algumas sugestões de como fazer para cuidar mais do meio ambiente, que seguem abaixo: "Está chegando o Natal e é momento de revermos as nossas atitudes. Deus criou a natureza e pediu para que cuidássemos dela. Estamos fazendo isso?
Aqui temos algumas sugestões de como fazer para cuidar mais do meio ambiente: Evite o desperdício de água tratada, tomando banhos rápidos, consertando goteiras ou reutilizando a água para outros fins; Regule o motor do seu carro para poluir menos; Procure produtos que gastam menos energia elétrica; Sempre que possível, compre produtos reciclados; Desligue as luzes ao sair do local; Evite usar sacolas plásticas; Descarte pilhas e baterias usadas em locais apropriados; Faça coleta seletiva; Evite queimadas; Jogue lixo apenas no lixo; Plante uma árvore. Faça a sua parte, o meio ambiente agradece! E deixe Jesus nascer no seu coração renovado."
E dessa forma a nossa Fraternidade pode refletir e repensar sobre as nossas atitudes e o que estamos fazendo para salvar a natureza, e assim esperamos que nós tenhamos conseguido atingir mais pessoas com o nosso carisma. Paz e Bem! Lourença Rodrigues de Faria - Lagoa Formosa-MG Subsecretária Local de DHJUPIC Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos

Comentários

asd disse…
"Foi na Jufra que eu encontrei o meu verdadeiro ideal"

Lucas Amaral - Jufra de Lagoa Formosa - MG

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL